O seminário Alagoas: Realidades e Perspectivas (em Paripueira) que – conforme os próprios organizadores! – foi realizado pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e União dos Vereadores do Estado de Alagoas (UVEAL) aglutinou uma forte oposição ao governador do Estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB).

 

Foram muitas as críticas ao governo. Todas elas – de vários prefeitos, deputados e lideranças – reclamavam do abandono da região. Uma em especial: a necessidade da duplicação da AL-101 Norte. Vilela foi convidado, mas não compareceu ao evento.

 

O governador tinha uma outra agenda: a avaliação do programa Brasil Mais Seguro. Por sinal, críticas à política de segurança pública do governo do estado não faltaram no seminário que aglutinou peemedebistas, petistas, pedetistas, dentre outros partidos.

 

Na ausência do tucano-mor, quem fez o papel do advogado de defesa foi Rogério Teófilo (PSDB). Para o tucano-representante “a presença do governo na discussão era mostra da disposição de construir junto um futuro melhor, com o Congresso Nacional e com a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas”.

 

Teófilo lembrou das dificuldades de Vilela. Citou a dívida pública e reclamou dos “R$ 50 milhões/mês que o Estado desembolsa por conta desta”. Ressaltou – obviamente – a necessidade de uma discussão da dívida com o governo federal. 

 

Para Teófilo, o evento era suprapartidário e visava “construir um projeto democrático para Alagoas”. “Agradeço poder ouvir estas críticas. Elas ajudam a construir este novo momento que tem sido feito pelo governo. Em outubro, estaremos novamente nesta região Norte para ouvir”. O tucano definiu o atual governo como “de transformação”.

 

Ele citou ainda que há um amadurecimento político na oposição, já que na mesma mesa formada no evento estavam diversos partidos discutindo sem picuinhas.

 

Outro ponto

 

Um ponto interessante sobre o Seminário Alagoas: realidades e perspectivas: não faltaram oradores que citassem o senador Renan Calheiros como futuro governador do Estado.

 

A peemedebista e deputada estadual Flávia Cavalcante foi efusiva, ao criticar o governo de Teotonio Vilela Filho emendou: “podem mandar o recado ao governador que fui eu que critiquei. Vai ser no governo de Renan Calheiros que teremos a duplicação da AL-101 Norte”.

 

O evento reuniu vários partidos que faziam parte de um “chapão” que já foi editado e reeditado na política alagoana. Coube – como disse! – a Rogério Teófilo a dura missão de advogado de defesa. 

Estou no twitter: @lulavilar