Instituto Raízes de Áfricas faz Palestra Magna na 7ª edição da Primavera dos Museus em Arapiraca, AL.

23/09/2013 21:41 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Cerca de 900 museus de todo o Brasil oferecem uma programação especial de 23 a 29 de setembro. A sétima edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura (MinC), é dedicada à cultura afro-brasileira e deve realizar aproximadamente 2,6 mil atividades, entre oficinas, exposições, visitas guiadas e outros eventos.

Em Alagoas a programação da  Primavera dos Museus acontece no Planetário, no municipio de  Arapiraca  e tem o objetivo de  mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de conservação de suas programações em torno de um mesmo tema.

Segundo Janice Gomes, diretora do Planetário: “A cultura afro-brasileira  foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), como tema central da primavera de museus deste ano. Acredito que é mais uma oportunidade que temos de compreender a relevância da comunidade negra na construção étnica, religiosa, e sobretudo, social do Brasil. Apesar dos europeus, acredito mesmo que somos "essencialmente africanos"e isso deve ser motivo de orgulho!”

A abertura oficial está prevista para acontecer na terça-feira, 24 a partir das 09 horas da manhã com a apresentação do Grupo Cultural Perolas Negras da Escola Luiz Alberto, do Quilombo de Pau D’Arco. Logo após a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro, em Alagoas fará a palestra Magna sob o tema: “Democracia e a questão do  Racismo no Brasil. ‘

 A 7ª edição Primavera dos Museus acontece de 24 a 29 de setembro haverá uma vasta programação     enfocando, ações educativas, palestras, debates, apresentações artísticas  sobre a arte e cultura Afro-brasileira.

Acredito mesmo que somos "essencialmente african@s e  isso deve ser motivo de orgulho!”- acrescenta Janice Gomes.

As ações serão assistidas por alun@s e professor@s das escolas de Arapiraca. E a entrada é franqueada ao público.

Sobre o Planetário.

Considerado o  maior Planetário Digital do Brasil juntamente com Cineteatro e o Brinca Ciência está localizado no Lago Perucaba,no município de Arapiraca,  o espaço do conhecimento oferece a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital de observação celeste, sala de observação com 70 lugares e área verde.

O espaço, dirigido por Janice Gomes, é o primeiro do gênero no país e o primeiro também do Nordeste.

Planetário de Arapiraca foi construído seguindo o modelo norte-americano.

O Cine Teatro e o Brinca Ciência são dois espaços construídos em uma área com cerca de dois mil metros quadrados, sendo mil metros quadrados de área edificada.

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..