Cerca de 900 museus de todo o Brasil oferecem uma programação especial de 23 a 29 de setembro. A sétima edição da Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ligado ao Ministério da Cultura (MinC), é dedicada à cultura afro-brasileira e deve realizar aproximadamente 2,6 mil atividades, entre oficinas, exposições, visitas guiadas e outros eventos.
Em Alagoas a programação da Primavera dos Museus acontece no Planetário, no municipio de Arapiraca e tem o objetivo de mobilizar os museus brasileiros a partir de um esforço de conservação de suas programações em torno de um mesmo tema.
Segundo Janice Gomes, diretora do Planetário: “A cultura afro-brasileira foi escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), como tema central da primavera de museus deste ano. Acredito que é mais uma oportunidade que temos de compreender a relevância da comunidade negra na construção étnica, religiosa, e sobretudo, social do Brasil. Apesar dos europeus, acredito mesmo que somos "essencialmente africanos"e isso deve ser motivo de orgulho!”
A abertura oficial está prevista para acontecer na terça-feira, 24 a partir das 09 horas da manhã com a apresentação do Grupo Cultural Perolas Negras da Escola Luiz Alberto, do Quilombo de Pau D’Arco. Logo após a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, representação do movimento negro, em Alagoas fará a palestra Magna sob o tema: “Democracia e a questão do Racismo no Brasil. ‘
A 7ª edição Primavera dos Museus acontece de 24 a 29 de setembro haverá uma vasta programação enfocando, ações educativas, palestras, debates, apresentações artísticas sobre a arte e cultura Afro-brasileira.
Acredito mesmo que somos "essencialmente african@s e isso deve ser motivo de orgulho!”- acrescenta Janice Gomes.
As ações serão assistidas por alun@s e professor@s das escolas de Arapiraca. E a entrada é franqueada ao público.
Sobre o Planetário.
Considerado o maior Planetário Digital do Brasil juntamente com Cineteatro e o Brinca Ciência está localizado no Lago Perucaba,no município de Arapiraca, o espaço do conhecimento oferece a estudantes e ao público uma experiência inédita em astronomia, por conta de possuir sala de observação, auditório com capacidade para 235 pessoas sentadas, mirante, estacionamento, espaço de leitura, banheiros, elevador para cadeirantes e moderno sistema digital de observação celeste, sala de observação com 70 lugares e área verde.
O espaço, dirigido por Janice Gomes, é o primeiro do gênero no país e o primeiro também do Nordeste.
Planetário de Arapiraca foi construído seguindo o modelo norte-americano.
O Cine Teatro e o Brinca Ciência são dois espaços construídos em uma área com cerca de dois mil metros quadrados, sendo mil metros quadrados de área edificada.