O senador Aécio Neves (PSDB/MG) participa – neste sábado – de um encontro regional entre tucanos que ocorre em Maceió, no próximo sábado. Neves chega ao Estado de Alagoas com o compromisso de abrir frentes de diálogos para consolidar sua candidatura à presidência da República.
O senador mineiro pisa em terreno onde – conforme as pesquisas – quem domina é a presidente Dilma Rousseff (PT). Uma tarefa árdua para o tucano. Em Alagoas, o desgaste do governo tucano de Teotonio Vilela Filho é imenso. O palanque de Aécio Neves em Alagoas terá que lidar com isto.
Neves começa agora a percorrer o país e buscar – como já disse na propaganda partidária – o diálogo. Alagoas é o primeiro estado a receber, por exemplo, uma série de quatro encontro regionais. O objetivo principal dos eventos é promover a integração do partido, analisar a conjuntura nacional e debater os temas de interesse regional.
Os tucanos alagoanos comandam um Estado com alguns dos piores índices sociais do país. Como se não bastasse, o ninho tucano alagoano – comandado por Teotonio Vilela Filho – mantém uma relação com o governo federal que já rendeu ao governador, na imprensa nacional, o apelido de “tucano de estimação da presidente Dilma Rousseff”.
Em 2010, Vilela – por estas bandas – se empenhou pouco na campanha nacional tucana, tão estreita era sua relação com o presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva.
Em Alagoas, Aécio Neves deve ter um discurso duro contra os petistas. Veremos até que ponto será acompanhado pelos tucanos locais. O senador mineiro – por exemplo – já se pronunciou, por nota, em relação ao julgamento do Supremo Tribunal Federal em relação aos embargos infringentes.
“O PSDB respeita a decisão tomada pelo STF que não altera a essência do julgamento, no qual a Corte Suprema definiu pela condenação de 25 dos 38 réus do chamado mensalão”, disse.
De acordo com a nota, “o PSDB está confiante que os recursos apresentados pela defesa dos réus não terão capacidade para mudar esse julgamento que todos nós temos acompanhado. A grande maioria dos brasileiros não só acompanhou, como aprovou, no ano passado, as condenações definidas pela Justiça brasileira”.
Estou no twitter: @lulavilar