A Secretaria Municipal de Saúde de Maragogi acaba de adquirir um aparelho desfibrilador de última geração, além de ampliar seus serviços de atendimento ao público oferecendo gratuitamente tratamento com acupuntura.

A desfibrilação cardíaca é uma das ações fundamentais para restabelecer o ritmo cardíaco. A arritmia cardíaca, conhecida como fibrilação ventricular, é responsável por 90% dos problemas de parada cardíaca seguida de morte. Com o equipamento, é possível desfibrilar uma vítima de parada cardio-respiratória ainda no local da emergência e ganhar tempo para conduzir a vítima para um hospital, aumentando significativamente as chances de sobrevivência.

“É importante que a cidade conte com um aparelho desta importância, pois ele irá beneficiar aos nossos pacientes, principalmente os casos mais graves. Além disso, ele conta com um grande diferencial, pois temos a possibilidade de transportá-lo até o local onde está a vítima, aumentando as chances de salvamento”, afirmou a secretária Vânia Marinho.

Já com relação ao tratamento com acupuntura, a Secretária de Saúde explica que pessoas que sofrem de dores crônicas ou que se recuperam de grandes traumas, como acidente vascular encefálico, podem se tratar com o método. “Além de tratar os problemas físicos, a acupuntura trabalha também os aspectos psicológico e emocional dos pacientes, depois da primeira ou segunda sessão,  ele nota uma melhora no sono e diminuição da ansiedade”, explica a secretária.

O método, de origem chinesa, é aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e consiste na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo para obter efeito terapêutico em diversas condições.

Cerca de 30 pacientes são atendidos por semana com o especialista, Dr. Valdir Calado. Para ter acesso ao serviço gratuito, o interessado deve apenas comparecer ao Posto de Saúde Eurico Wanderley e fazer o agendamento.