O deputado federal João Lyra (PSD) anda bastante aborrecido com as articulações que visam tirar a sigla de suas mãos. Em Brasília, o senador e presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB) já andou conversando com o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que comanda o PSD nacionalmente.
A informação era de bastidores. Pela reação de Lyra, ao que tudo indica, é algo confirmadíssimo.
De acordo com bastidores, a proposta é de que o PSD integre o bloco de alianças liderado pelo PMDB, inclusive abrindo portas para alguns nomes locais se candidatarem à Câmara de Deputados. Entre os convidados, estaria – ainda segundo bastidores – prefeito de Coruripe, Marx Beltrão (ex-peemedebista).
Este blog comentou o assunto em posts anteriores. Pois bem, João Lyra falou sobre o tema em nota oficial. A própria nota apresenta o parlamentar alagoano como “visivelmente aborrecido” com políticos por abordagens no diretório nacional do PSD. Lyra agora trabalha para que o partido se alie ao senador Benedito de Lira (PP).
O objetivo de João Lyra é levar a sigla para um bloco de alianças que consolide a candidatura de Benedito de Lira ao governo do Estado de Alagoas. O parlamentar federal foi enfático: “quem manda no PSD sou eu e tenho muitos planos para o Estado de Alagoas”. Com o “quem manda sou eu”, Lyra dá mostra de como funciona a relação “democracia partidária x caciques”.
Será que a rasteira vem de cima? Em nota o parlamentar responde: “os desavisados e despreparados parecem que não sabem que tenho um mandato como presidente do Diretório Regional do PSD. Além do mais temos uma convivência muita íntima politicamente com Gilberto Kassab, presidente nacional do partido. É bom essas pessoas irem procurar o que fazer”.
“Essas pessoas” possuem nomes. Estão entre os peemedebistas, evidentemente. De acordo com Lyra, o PSD é uma das agremiações mais bem estruturadas do Estado e ganhou reconhecimento por ofício do Diretório Nacional. Vamos aguardar os passos de Kassab, então.
João Lyra ainda avisa que o partido está atraindo novos nomes para o PSD. Reafirma a aliança com Benedito de Lira e manda: “o resto é picuinha de quem não tem o que fazer”. O parlamentar federal só não citou nomes. Eu citei!
Estou no twitter: @lulavilar