O clima na Unidade de Internação de Menores (UIM), localizada no bairro do Tabuleiro do Martins, esteve tenso durante a última semana.  Desde a madrugada de quarta-feira (11) até a manhã desse domingo (15) foram registradas tentativas de fuga, motim, atrito entre grupos rivais e a fuga de sete menores. A estrutura da unidade chegou a ser classificada como degradante por conselheiros tutelares que vistoriaram o local. Diante da situação o governo do Estado revelou nesta terça-feira (17) que novas unidades serão construídas, abrindo cem novas vagas.

Segundo o governador Teotônio Vilela, três das novas unidades serão temporárias, uma funcionando no bairro da Santa Amélia e outras duas no município de Rio Largo. Além disso, uma nova unidade deverá ser construída em um terreno anexo ao UIM. Os recursos empregados no projeto que deverá ser anunciado oficialmente em trinta dias,  são de R$ 12 milhões.

Os problemas na Unidade de Internação de Menores (UIM), ficaram mais evidentes após a série de confusões registradas ao logo da semana passada. O primeiro caso registrado teve início na madrugada de quarta-feira (11) quando um grupo de menores tentou fugir do local e teve a ação frustrada por monitores. Revoltados eles incitaram na manhã da quinta-feira (12) outros adolescentes a iniciar um motim.

Na sexta-feira (13) uma nova confusão foi registrada nas primeiras horas da manhã, quando um grupo tentou pular o muro que separa os alojamentos para enfrentar adolescentes rivais alojados em outra área. Novamente os monitores perceberam a movimentação e frustraram a ação.

No começo da noite de domingo (15), sete adolescentes conseguiram burlar a vigilância dos monitores e fugiram da unidade. Três deles acabaram recapturados e levados de volta a UIM.

Em entrevista ao CadaMinuto, na última sexta-feira (13) após uma vistoria na unidade, os conselheiros tutelares da VII região informaram que irão ingressar no Ministério Público Estadual (MPE/AL) e no Juizado de Menores com uma representação em busca de soluções para o local.

Investimentos em segurança

O governador anunciou também que serão investidos R$ 140 milhões na área de segurança pública do Estado que fazem parte do Programa Brasil Mais Seguro.  Ele garantiu que no próximo dia 19 de setembro serão convocados os 1.000 policiais militares que foram aprovados no concurso. “Eles começaram imediatamente o curso de formação para o mais rápido possível estar nas ruas junto com os demais policiais”.