O partido de extrema direita francês Frente Nacional, apoiado por melhores resultados em pesquisas, visa maior aprovação nas eleições municipais no próximo ano e melhor colocação nas eleições para o Parlamento europeu, disseram os líderes da frente na convenção anual do partido.

As duas eleições em 2014, as primeiras desde que o partido socialista entrou no poder em 2012, irão dominar a agenda política do segundo maior país da zona do euro pelos próximos nove meses.

Em mudança estratégica para um partido que se contenta há muito tempo em atrair votos de protesto em pesquisas nacionais, a Frente Nacional diz que quer construir uma base local com as eleições municipais de março como um passo para, um dia, governar o país - ambições que são uma crescente dor de cabeça para os partidos maiores.

"Nossa estratégia é de vencer na maior quantidade possível de municípios e conseguir que centenas de conselheiros municipais sejam eleitos para estarem lá no longo prazo. É uma condição para vencer no âmbito nacional e na presidência", disse a repórteres o líder do partido, Marine Le Pen, na convenção semanal em Marselha.