A empresa Brasilgás apresentou o Plano de Atendimento à Situação de Emergência (PASE-APELL), gerenciada pelo Corpo de Bombeiros, da área circunvizinha à empresa de gás, situada na Avenida Durval de Góes Monteiro, no Tabuleiro dos Martins.

O evento acontece nesta quinta-feira, 12, no Hotel Pajuçara e conta com representantes da Defesa Civil Municipal e Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e Polícia Rodoviária Federal.

O objetivo do programa, de coordenação geral do CBMAL, é estabelecer procedimentos operacionais a serem executados pelas entidades públicas e privadas participantes, quando acionadas para atendimento a possíveis situações de emergência envolvendo as instalações da filial da Brasilgás.

O comandante geral do CBMAL, coronel Luiz Antônio Honorato, fez a abertura oficial da solenidade e enalteceu a importância de um plano de emergência na região e citou o plano de emergência da Braskem: “a região cresceu muito e é necessário um plano de emergência para orientar a população em caso de desastre. Um exemplo bem sucedido em Alagoas é a Braskem: recentemente houve uma ocorrência de grande vulto e o plano de evacuação foi realizado com sucesso”, disse.

Em seguida, o tenente coronel Gilson Romeiro, comandante do 1º Grupamento Bombeiro Militar, falou sobre o processo de integração e efetivação de ações entre as instituições envolvidas. “a prevenção e o preparo de todos é fundamental para evitar grandes desastres. É fundamental que todas as instituições participantes vistam a camisa”, ressaltou.

Em seguida, o diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Lucas Barreto, falou da integração entre CBMAL e SAMU e da importância de conhecimento do plano: “O planejamento está todo no papel, se todas as instituições agirem de acordo com o plano de emergência, não existirá grandes problemas para a população”, disse.

O evento segue até às 17h com palestras sobre a história e evolução do APELL em Alagoas e gestão de emergênccia envolvendo GLP, através de vídeos e estudos de caso. A tarde será realizado um simulado de mesa que consiste em planejar uma operação prática na região já prevista para o dia 26.

APELL

O Processo APELL é um conjunto de diretrizes formuladas pelo Departamento da Indústria e Meio Ambiente do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), em cooperação com a Associação das Indústrias Químicas dos Estados Unidos e o Conselho Europeu das Federações da Indústria Química.

Tem como com objetivos básicos criar a conscientização da comunidade quanto aos possíveis perigos existentes na fabricação, manuseio e utilização de materiais perigosos e quanto às medidas tomadas pelas autoridades e indústria no sentido de proteger a comunidade local. Ainda visa desenvolver planos de atendimento para situações de emergência que possam ameaçar a segurança da população. O Processo APELL tem sido utilizado por diversos países, quase todos em industrialização, como base para implantação de sistemas de preparação e resposta para emergências.