Após assembleia realizada nesta quinta-feira (12), os Bancários de Alagoas decidiram, por unanimidade, deflagrar greve por tempo indeterminado a partir do próximo dia 19.

A assembleia teve início às 18h, na sede do sindicato da categoria, e contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas.

Os bancários não aceitaram a proposta de reajuste salarial de 6,1% apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A categoria pede aumento de 11,93% no piso salarial, além de benefícios como auxílio alimentação e creche babá.

Durante a paralisação, apenas os caixas eletrônicos das agências serão liberados para os clientes.

O presidente dos bancários de Alagoas, Jaíro França, ressaltou a necessidade da greve como forma de reivindicar as exigências da categoria. “A Fenaban tem até o dia 19 para apresentar outra proposta que esteja de acordo com as exigências dos bancários. Se até o dia 19, nada nos for apresentado, nós iniciamos a greve”, afirmou.

No dia 18, haverá nova assembleia para organizar a paralisação.

Nos dias 17 e 18, membros do sindicato dos bancários e de outras centrais sindicais estarão em Brasília para pedir o arquivamento do projeto de lei 4330, a chamada PL da terceirização.