Mais de 41 mil famílias em 336 municípios do Semiárido Nordestino passam a ser beneficiadas pelo programa Água para Todos com a assinatura, nesta terça-feira (10), de termos de compromisso pela presidenta Dilma Rousseff e os prefeitos dos municípios beneficiados. A iniciativa faz parte do Plano Brasil sem Miséria e visa universalizar o acesso e uso de água para populações carentes. O evento contou com a presença da Presidente Dilma Rousseff, do vice-presidente Michel Temer, do Presidente do Senado Renan Calheiros e dos Ministros Fernando Bezerra Coelho e Tereza Campello.

De Alagoas, assinaram o documento que assegura os sistemas de abastecimento os prefeitos de Água Branca, Batalha, Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Girau do Ponciano, Inhapi, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Olho D’Água das Flores, Ouro Branco, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poços das Trincheiras, Santana do Ipanema e Senador Rui Palmeira.

O vice-presidente da AMA, o prefeito Jorge Dantas que coordena as ações do programa junto aos municípios, disse que: “Serão investidos cerca de R$ 7.670.00,00 no estado de Alagoas, este investimento deve construir cerca de 60 sistemas de abastecimento simplificado, o que deve beneficiar cerca de 2400 famílias do semiárido do estado”.

Jorge Dantas também afirmou que a meta do Programa é chegar ao ano de 2014 com cerca de setenta mil cisternas instaladas no semiárido brasileiro.

“Queremos uma garantia de agua permanente, constante e sustentável. (…) Mais uma vez, damos um passo para enfrentar essa questão de transformar a economia do Nordeste numa economia sustentável, capaz de conviver com a seca e garantir para essa região um processo de desenvolvimento contínuo”, destacou a presidenta durante o evento.

Devem ser investidos R$ 135 milhões em 1.042 sistemas simplificados de abastecimento de água, como cisternas, kits de irrigação e pequenas barragens pluviais. Segundo a presidenta, a parceria com governadores e prefeitos foi aprofundada, e também foi para os investimentos estruturais para a segurança hídrica.

“Precisamos diversificar a segurança hídrica. Não atacar com uma só arma, e usar todas as formas possíveis de armazenamento de água. Temos que usar a melhor forma de tecnologia disponível para armazenamento”, explicou. Segundo o ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, devem ser entregues, até 2014, 750 mil cisternas.

Água para Todos

O Programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco do Nordeste (BNB) e da Fundação Banco do Brasil (FBB).

O Decreto n° 7535 de 26 de julho de 2011 institui o programa, que é destinado a promover a universalização do acesso à água para consumo humano em áreas rurais do semiárido, visando o pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa levará também água para a produção agrícola e alimentar.

O Água para Todos faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria e atenderá prioritariamente as famílias cadastradas no Cadastro Único sem acesso à água.