O governador Teotonio Vilela Filho visitou nesta quinta-feira (5) o telecentro da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB Comunidade), no bairro de Ipioca. A iniciativa faz parte do Programa Alagoano de Inclusão Digital, que é uma parceria da AABB Comunidade com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
“É importantíssima essa parceria do Governo com participação ativa da comunidade, construindo saídas para a inclusão digital e social dos jovens”, afirmou Teotonio.
Outros sete telecentros também já foram entregues pelo Governo de Alagoas, de um total de 20 que serão instalados ainda em 2013. “Estamos também buscando parcerias com os municípios para implantar o que chamaremos de “Quiosques Digitais”, onde o Estado vai promover o treinamento para dar a maior capilaridade possível a esse acesso à inclusão digital e tecnológica”, afirmou.
Os telecentros são espaços públicos equipados com 11 computadores, impressora, câmera de segurança, kit mobiliário (mesas, cadeiras e armário), data show e acesso gratuito à internet de banda larga. Um monitor capacita e orienta o uso dos equipamentos.
“Esses telecentros também servem para a capacitação de pessoas que precisam ser inseridas no mercado de trabalho. Aqui, as crianças e adolescentes vão encontrar uma gama de ferramentas que pode ser incorporadas para a preparação para o futuro”, explicou o governador.
Proed
Na oportunidade, o chefe do executivo também conheceu as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), realizado no entorno do bairro de Ipioca e em mais oito comunidades até Jacarecica.
O programa, coordenado pela tenente-coronel Valdenize Pereira, é executado pela Polícia Militar em escolas estaduais, municipais, particulares e em comunidades carentes, destinado a crianças com idade entre 9 a 12 anos com o objetivo de conscientizá-las sobre como resistir às drogas. Na região de Ipioca, alunos de oito escolas já passaram pelo Proerd - só na primeira turma foram mais de 450 alunos. Em todo o Estado mais de 50 mil alunos já passaram por curso de prevenção e combate às drogas.
O programa é realizado por meio de atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
“As crianças são preparadas por meio de palestras, técnicas e brincadeiras e, paulatinamente, vão aprendendo o conceito de dizer não às drogas. O resultado desse programa é excelente. Nós sabemos o quanto a droga é prejudicial para a pessoa que usa, para a família que é infernizada e para a sociedade em geral. É necessário preparar as crianças para que desde cedo eles saibam dizer não às drogas”, disse.
Reditec
Ainda na quinta-feira, Teotonio Vilela visitou os estandes da Feira da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Reditec), realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O evento promove debates sobre as políticas, os desafios e os rumos da educação profissional e tecnológica, que congrega reitores, diretores e dirigentes das 440 unidades que compõem a Rede, da qual faz parte o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Telecentros garantem inclusão digital de jovens alagoanos
06/09/2013, 02:00 - Maceió
Por Assessoria
Comentários
Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.
Carregando comentários..