Após ouvir as reclamações dos gestores municipais, diante dos cortes nos repasses devido as desonerações praticadas pelo governo federal, o senador Renan Calheiros (PMDB) – aliado da presidenta Dilma Rousseff (PT) – disse que a ajuda extra aos municípios de Alagoas deve chegar nos próximos dias.

 

Nas contas de Renan Calheiros, algo em torno de R$ 3 bilhões para compensar as perdas decorrentes da desoneração. O peemedebista disse mais: os cortes que preocupam os prefeitos devem parar. Falei sobre o assunto logo cedo neste blog.

 

A ajuda extra foi aprovada por Medida Provisória (613). Em Alagoas, não são poucos os municípios cuja alternativa é simplesmente os repasses federais. São muitas as cidades vítimas da ausência de empreendedorismo, de gestores descompromissados, sem contar com os casos de corrupção que levaram dinheiro público para o ralo.

 

Tudo isto agrava ainda mais a situação de caos administrativo que fazem os prefeitos viverem com o pires na mão.  Ser o interlocutor tem seus louros.

 

Quanto ao recurso, o Senado aprovou a MP no dia 29 de agosto. Calheiros disse que já conversou com a presidente Dilma Rousseff para saber da sanção presidencial.

 

“Ela se comprometeu a antecipar, o que – consequentemente – torna mais rápida a remessa destes recursos aos municípios”, destacou o presidente do Congresso Nacional. Enquanto os prefeitos comemoram a vinda dos R$ 3 bilhões, vale lembrar a frase do vice-presidente da AMA, Jorge Dantas, em entrevista ao Cada Minuto Press: “o governo federal dá com uma mão e tira com duas”.

Estou no twitter: @lulavilar