De acordo com informações de bastidores, o PTB do senador Fernando Collor de Mello (PTB) não está nos planos de coligação do PMDB do senador Renan Calheiros (PMDB), quando o assunto é o tabuleiro de xadrez que vem sendo montado para as eleições de 2014.
Os peemedebistas trabalham com vários cenários. Inclusive com Renan Calheiros candidato ao governo ou sem a candidatura do peemedebista-mor. Em nenhum destes cenários, o nome de Collor é citado como aliado de peso.
O senador Renan Calheiros (PMDB) – que tem grandes chances de disputar o governo do Estado de Alagoas – sabe bem o tamanho dos quadros do partido. Sabe ainda que tem que evitar uma chapa muito “pesada”.
Por esta razão, dentro do PMDB não se descarta – ainda que remota – a possibilidade de uma chapa puro-sangue. Alguns peemedebistas já apostam em parceiros bem definidos, como o PRTB que atualmente é comandado pelo ex-prefeito Cícero Almeida (mas o poder de decisão caberia mesmo ao advogado Adeílson Bezerra).
Há possibilidade ainda de leque de alianças com o PDT e até com o PT. O PTB de Fernando Collor de Mello teria que montar – portanto – outra chapa majoritária. Collor teria que buscar parceiros como o PRB do ex-vereador Galba Novaes, o PMN, dentre outras legendas por onde passeiam colloridos.
O que se percebe é que é cada vez mais remota a possibilidade de uma composição de chapão, que rendeu o apoio ao “quase” candidato Ronaldo Lessa (PDT), em 2012, na disputa pela Prefeitura Municipal de Maceió.
Estou no twitter: @lulavilar