Após conquistarem cinco medalhas na disputa individual, as judocas brasileiras voltaram a fazer história no Campeonato Mundial por equipes. Neste domingo, a Seleção garantiu vaga na decisão contra o Japão ao derrotar a Coreia do Sul por 3 a 2, de virada. O melhor resultado do Brasil até aqui era o bronze do Mundial por equipes de Salvador, em 2012. A grande final será disputada a partir das 16h (de Brasília), no Maracanãzinho.

O Brasil abriu o domingo com vitória por 4 a 1 sobre a Alemanha. Érika Miranda, Rafaela Silva, Maria Portela e Maria Suelen Altheman venceram suas lutas, enquanto Ketleyn Quadros lutou fora de sua categoria habitual e acabou sofrendo a única derrota do confronto. Na sequência, as brasileiras tiveram páreo duro contra a França, vencido por 3 a 2 com triunfo de Maria Suelen na última luta.

Na semifinal, Érika Miranda abriu o confronto contra a Coréia do Sul com derrota por yuko para Da-Sol Park a dois segundos do fim. Em seguida, Rafaela Silva bateu Jan-Di Kim por wazari e igualou em 1 a 1. Um wazari de Da-Woon Joung sobre Mariana Silva, no entanto, deixou a seleção asiática novamente em vantagem.

Com a responsabilidade de evitar a eliminação, Maria Portela precisou do golden score para vencer Seongyeon Kim. Após esta luta, o confronto teve que ser interrompido por pouco mais de cinco minutos devido a queda de energia no Maracanãzinho. Com a luz reestabelecida, Mayra Aguiar derrotou Jung-Eun Lee por uma punição de vantagem (uma contra duas) e colocou o Brasil na decisão. As adversárias serão as japonesas, que ainda não perderam uma luta nos três confrontos até a final.