O vereador Galba Neto (PMDB) sofreu uma derrota dentro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Maceió.

 

O parecer da CCJ – assinado pela vereadora Fátima Santiago (PP) – vetou o projeto de lei de autoria do peemedebista, que pretendia instituir o passe livre no sistema de transporte público da capital alagoana.

 

O voto de Santiago ainda foi acompanhado por Silvânio Barbosa (PSB), Silvânia Barbosa (PPS) e Eduardo Canuto (PV). Apenas Galba Neto – autor da proposta – se mostrou favorável à ideia. Fátima Santiago classificou o projeto como inconstitucional.

 

Na visão dela, o parlamento-mirim usurparia as funções que são do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB). O projeto já seria rejeitado pela bancada governista em função da posição do chefe do Executivo.

 

Rui Palmeira alega o colapso que causaria no sistema de transporte público. Em outras palavras: quem pagaria pela gratuidade já que não existe “almoço de graça” e a conta sempre sobra para alguém?

 

Galba Neto já sabia previamente da derrota. Tanto que destacou – em entrevista recente aos meios de comunicação – que estariam trabalhando para derrubar a matéria dentro da Casa de Mário Guimarães. 

Estou no twitter: @lulavilar