Profissionais de cartórios e maternidades recebem certificados digitais

21/08/2013 06:25 - Carreira
Por Agência Alagoas
Image

O governador Teotonio Vilela Filho entregou nesta terça-feira (20) os certificados digitais aos profissionais de cartório e maternidades das Unidades Interligadas (UI). A ação aconteceu durante reunião do Comitê Gestor Estadual pela erradicação do sub-registro civil de nascimento e ampliação de acesso à documentação básica. Na oportunidade, também foi realizada a avaliação do cumprimento de metas do programa Estadual Meu Registro, Minha Cidadania, lançado em 2009.

Os certificados digitais serão utilizados pelos cartórios, tão logo os programas sejam instalados. As novas certidões de nascimento terão uma autenticação criptografada, possibilitando ao cidadão checar pela internet. Com isso, pretende-se aumentar a segurança deste documento fundamental a população e diminuir o número de fraudes e falsificações. Também foi anunciada a instalação da Central do Registro Civil para consultas de registros de nascimento e de óbito, que funcionará interligando todos os cartórios de Alagoas e permitirá a consulta online de informações.

Na oportunidade, o governador destacou a importância do trabalho das Unidades Interligadas. “Com o engajamento dos cartórios e dos postos na realização dessa busca ativa, mais da metade da população alagoana, que se encontra abaixo da linha da pobreza, está sendo beneficiada, dando o primeiro passo à Cidadania”, enfatizou.

A assessora especial do Comitê de Erradicação do Subregistro, Josilene Lira, mostrou os indicadores que demonstram o crescimento de registros de nascimento desde a implantação dos trabalhos do comitê. De 2009 até junho de 2013, foram emitidos mais de 247 mil registros no Estado. Foram implantados 28 pontos de registros, oito em Maceió e vinte no interior, além da realização de mutirões, responsáveis pela emissão de 33.400 certidões de nascimento.

O programa estadual “Meu Registro, Minha Cidadania” é realizado em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que visa reduzir a quantidade de alagoanos sem registro civil de nascimento.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..