A caba de chegar a Alagoas uma modalidade esportiva para homens, crianças e principalmente mulheres que gostam de animais, adrenalina e muito charme.  A competição de Três Tambores que é sensação dos Rodeios no Sul do País chega aos poucos ao Nordeste.  Um grupo de pessoas apaixonadas por cavalos decidiu apostar na nova atividade esportiva norte-americana.

A professora e competidora Maria Paula Maia, sócia do Centro de Treinamento de Três Tambores – Country Park, localizado numa área verde no bairro da Serraria em Maceió, observou que Alagoas sofria com a falta dessa atividade especifica e decidiu investir com Ivette Farias, Cícero Andrade e Riva, sócios do projeto.

É comum no Estado, a Vaquejada uma atividade esportiva que precisa de força e coragem, onde os participantes, a maioria é homem. E o esporte de Três Tambores é uma modalidade com cavalos da raça Quarto de Milha – um animal veloz, onde o tempo é o importante para o vencedor.

“Um dos motivos para criar esse centro de treinamento é saber que Alagoas é forte na criação de cavalos Quarto de Milha. Aqui no Nordeste a gente só ver a vaquejada como o alvo. As mulheres agora vão ter a oportunidade de participar de uma modalidade que não é tão bruta, como a vaquejada”, disse Paula Maia.

A Competição de Três Tambores ainda é rara no Nordeste brasileiro, apenas Ceará, Maranhão e Bahia realizaram as atividades e quem participa tem que está traídado – uniformizado com chapéu, calça, bota ou botina e camisa de manga longa com punhos abotoados. Alagoas em breve realizará sua primeira competição confirma Paula Maia.

“A escolinha vai ter cavalos a disposição dos alunos. As aulas são duas vezes por semana e o melhor o interessado pode escolher o horário, não importa o turno. Se o aluno tem outra raça de cavalo, também pode participar”, frisou.

As inscrições estão abertas para quem tem o sonho em participar do Treinamento de Três Tambores. O interessado deve enviar e-mail para cpcountrypark@gamail.com e reservar a vaga, ou ligar para (082) 9951-0731.

Fique por dentro

Os 3 tambores é um esporte que alia habilidade, precisão e velocidade. A competidora deve contornar os Três Tambores no menor tempo possível, mantendo o percurso oficial, onde o cavalo deve correr para o tambor número 1 (tambor direito), passando pela direita do mesmo e completar uma volta de aproximadamente 360 graus em torno.

Em seguida, dirigir-se para o tambor número 2(tambor esquerdo), passando pela esquerda do mesmo e completar uma volta de 360 graus. Logo após, dirigir-se ao tambor 3 (tambor à frente), passando pela esquerda do mesmo e fazendo outra volta de mais ou menos 360 graus, disparando em seguida para a linha de chegada/partida.

O percurso também pode ser executado com a primeira volta à esquerda e as duas outras à direita. Não cumprindo este percurso normal, a competidora perderá a classificação.

A contagem do tempo começa quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida, delimitado por um equipamento de fotocélula wireless, de alta precisão, que é usado para no início e termino da prova. O derrube de cada tambor penaliza a competidora em cinco segundos acrescidos ao tempo final, é permitido o toque de apoio ao tambor trazendo-o a posição correta.