Depois de um início de mês com alta nas vendas por causa do Dia dos Pais, o Maceió Shopping inicia o período das promoções promovidas pelos grandes centros de compras durante a segunda metade do ano e realiza até domingo (18), sua última grande liquidação anual. A ação marca a troca de estoques da coleção outono inverno 2013 e o início das vendas da coleção primavera verão 2014.

Com mais de 200 pontos de venda participantes, na já tradicional liquidação de fim de estação, as lojas oferecem descontos de 10 a 70% e condições especiais de pagamento para os clientes. O público encontra eletroeletrônicos, roupas, calçados, acessórios, perfumes, objetos de decoração identificados com etiquetas contendo o símbolo da liquidação.  

Segundo o superintendente do shopping, Robson Rodas, a expectativa é atingir a média prevista de 12% no aumento das vendas no período, o que deve provocar também um aumento no fluxo de público de até  10% em relação à mesma época de 2012. Mensalmente, mais de um milhão de pessoas passam pelos corredores do shopping. 

Crescimento

A Associação Brasileira de Shopping Centers - Abrasce registrou um aumento de 8% nas vendas dos shopping centers nos primeiros seis meses do  ano. As informações são do monitoramento nacional feito pela entidade TNS Research Internacional, por encomenda da Abrasce.

Somente em junho foi registrado alta de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho foi muito bom, considerando que o mês teve a diminuição das atividades em dias de jogos da Copa das Confederações e durante as manifestações e protestos nas principais cidades do País. Alguns segmentos foram principais os responsáveis por esse aumento nas vendas, como as lojas satélites, além de serviços, vestuário e artigos do lar.

Apesar de da desaceleração do consumo familiar e da ligeira alta do desemprego no Brasil, segmentos como o de alimentação e conveniência/serviços impulsionaram as vendas dos shopping centers no primeiro semestre - crescimento de 15% e 14%, respectivamente.

As perspectivas para o ano são positivas, apesar de mais cautelosas. Somente em 2013, a previsão é de que 41 novos shoppings sejam inaugurados. Em 2012, foram inaugurados 27 empreendimentos, recorde do setor até então. Apesar do grande número de inaugurações previstas, não há excesso de espaços vagos, sem procura de lojistas.