Enquanto discurso é de cautela nas entrevistas, o senador Renan Calheiros (PMDB) parece mesmo estar focado em pavimentar seu caminho a uma candidatura ao governo do Estado de Alagoas.
Nos bastidores políticos, todos os sinais são neste sentido. Não foi diferente nas propagandas partidárias do PMDB que foram ao ar no fim de semana passado.
As inserções trouxeram nomes de peso do partido – como o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa e o deputado federal Renan Filho – mostrando ao telespectador que o PMDB tem quadros.
Bem próximo do discurso que Calheiros adotou em sua recente entrevista à imprensa, em Alagoas: apresentar a lista da sigla, que pode ter candidato para qualquer cargo, inclusive o de senador. Mas, a estrela é o peemedebista-mor.
O PMDB possui ainda várias alternativas na disputa pelo Palácio República dos Palmares. O plano B seria a candidatura de Renan Filho. O que ficou claro com as inserções do fim de semana é que seria o “plano B” mesmo. Renan Calheiros quer ocupar este espaço.
No vídeo, o texto das lideranças do PMDB – Renan Filho com mandato e os demais sem – foi remeter as ações do partido ao trabalho do senador. Destacaram medidas, a ação do Congresso Nacional depois das manifestações, e por aí vai...Renan Calheiros – claro! – sempre associado a todas estas conquistas.
A sensação é de que as dúvidas de Renan Calheiros em relação a ser ou não candidato são muito poucas. Estas – inclusive – devem se resumir a pontos bem pragmáticos de uma eleição.
Estou no twitter: @lulavilar