A Secretaria de Cultura de São Miguel dos Campos, realizou nesta sexta-feira (09), a I Conferência Municipal de Cultura do município.
O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença de representantes da sociedade civil, de órgãos governamentais e artistas miguelenses.
A Conferência teve como tema ‘Uma Política de Estado para Cultura: Desafios do Sistema de Cultura’.
A secretária de Educação do município, Maria do Amparo Carvalho, falou sobre a importância do evento e destacou: “A Conferência tem como objetivo ampliar a discussão sobre a nossa realidade cultural, e os rumos que poderemos seguir, com base nos eixos definidos pela Conferência Nacional de Cultura”, pontuou a secretária, que atualmente também assume a pasta da Cultura.
O coordenador da Comissão Organizadora Municipal, Fernandes Palmeira, destacou o fato desta ser a I Conferência Municipal de Cultura do município, e mostrou-se satisfeito com a realização do evento. “Esse momento é a hora de debatermos, e discutirmos a cultura miguelense, propondo dessa forma, estratégias de articulação e cooperação institucional com os entes públicos municipais, e com a sociedade civil, para conseguirmos trazer a cultura de fato para São Miguel”, frisou Fernandes.
O presidente da Câmara de vereadores, Jó Clemente, que abriu oficialmente os trabalhos, falou sobre a necessidade de se fazer cultura no município. “Sinto-me honrando em está fazendo parte desse momento, pois sei da seriedade e da espera que vocês, artistas miguelenses, tiveram até chegar até aqui. Estamos dispostos a investir na cultura de São Miguel dos Campos, a prova disto é aprovação, pela Câmara, da construção do Centro de Artes e Esportes Unificados”, lembrou o vereador.
O CEUs - Centros de Artes e Esportes Unificados, que tem como objetivo integrar, num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
Em São Miguel dos Campos, o projeto já foi aprovado, se encontra na fase dos trâmites legais para construção.
A diretora da Casa de Cultura, Josse Leah, lembrou que um dos objetivos da Conferência é definir o CPF. “O CPF é composto pelo Conselho Municipal de Cultura, Plano Municipal, e Fundo Municipal de Cultura, que serão responsáveis pelos novos rumos da área no município”, explicou Leah.
A Conferência teve quatro eixos: I- Implementação do Sistema Nacional de Cultura; II- Produção simbólica e diversidade cultural; III- Cidadania e direitos culturais; IV- Cultura como desenvolvimento sustentável.
Também participaram do evento o vereador Jalmir Santos, o professor José Barbosa, na ocasião representando o Coletivo de Artistas Miguelenses -, o repentista Rouxinol do Norte, o historiador Antonio Valentim, a secretária de Assistência Social do município, Maria Betânia de Paula, e representantes da educação e da cultura municipal.
A I Conferencia foi abrilhantada pela Banda Municipal Maestro Bráulio Pimentel.


