O mercado de moda e cosméticos no Brasil produziu no ano passado mais de 6 bilhões de peças e consumiu 1 milhão de toneladas de tecido, gerando mais de US$ 20 Bilhões e 1,5 milhão de empregos. (Fonte: “O Mercado de Moda no Brasil – Vestuário, Meias e Acessórios Têxteis” - Instituto de Estudos e Marketing Industrial).
Sinais da vitalidade e do crescimento deste mercado podem ser comprovados pelo sucesso de eventos como SPFW (São Paulo Fashion Week) e pelo auto crescimento da conscientização da proteção solar.
O cenário de crescimento econômico e facilidade de acesso ao crédito também permitiu que uma grande parcela da sociedade se tornasse consumidora de bens relacionados à moda de proteção a saúde e cosméticos.
Dentro deste contexto e como apresentado ao longo deste plano de negócios, a indústria da moda de proteção à saúde e dos cosméticos configura-se como um mercado em expansão e sem grandes barreiras de entrada. Mais que isso, identifica-se nichos com alto potencial de lucratividade ainda pouco explorado, tais como o segmento de roupas com tecido com proteção solar e cosmético com proteção solar.
A escassez de ofertas de produtos para este segmento, negligenciado por grifes e lojas em shoppings, aliada ao desejo do público de estar sempre cuidando da saúde e em sintonia com as tendências da moda, fazem com que muitas mulheres, homens e crianças necessitem de roupas e acessórios com proteção se disponham a investir valores mais altos em suas compras.
Assim, apresenta-se aqui uma apresentação da Loja Empório UV, uma loja especializada em moda e cuidados com a saúde na cidade de Maceió, Alagoas. Como diferenciais competitivos, a empresa apresentará variedade de roupas com tecido de proteção solar, cosméticos, maquiagem e cuidados com a saúde e atendimento diferenciado aos clientes.
Dados da Empresa
O Loja Empório UV, deverá ser localizada no município de Maceió/AL, no bairro da Ponta Verde, que é um cluster de moda.
Verifica-se a carência de oferta para esse público diferenciado e consciente.
DADOS DA EMPRESA
NOME: Empório UV Roupa com Proteção Ltda.
ENDEREÇO: Av. Eng. Mário de Gusmão, Galeria Ponta Verde Center, bairro da Ponta Verde, Maceió, Alagoas.
TELEFONE: (82) 3034-7764/
SITE: www.emporiouv.com.br
Dados dos Dirigentes
A empresa, Empório UV, será uma sociedade familiar composta por quatro proprietários, responsáveis por funções como compra, negociações, controle e supervisão; e quatro vendedoras que serão treinadas para serem, também, consultoras de moda. Em principio a empresa será de pequeno porte não necessitando, portanto, de um gestor para cada função gerencial, pois suas principais atividades serão divididas com os sócios.
Definição do Negócio
A empresa irá atuar com revenda de roupas com repelentes, moda praia, moda esporte/academia, todas com proteção em seus tecidos (+50), cosméticos e maquiagem com proteção solar para atender homens, mulheres, crianças e bebês que se preocupam com a saúde, se protegendo em especial contra os raios solares nocivos a saúde, sem perder as tendências de moda.
Visão
Em um período de um ano ser reconhecida no mercado como a empresa de moda com proteção à saúde e revelar-se capaz de preencher a lacuna verificada nesse setor.
Missão
Vender roupas masculinas, femininas, infantis e de bebês com um ótimo padrão de qualidade, acompanhando as tendências, com o diferencial de serem fabricadas com tecidos de proteção solar fator 50+, cosméticos e maquiagem de alto padrão proporcionando proteção solar e cuidando da saúde e ter vendedoras bem treinadas para dar consultoria em moda de proteção e cuidados à saúde.
Produtos e Serviços:
Descrição dos Produtos e Serviços
A linha de moda será em sua grande parte com proteção contra os raios nocivos do Sol, possuindo o fator máximo contra os raios UV-A e UV-B e se desdobra a luva para mãos, antebraço e braço, protetor de colo e pescoço, boleros, chapéus, camisetas, calças, uniformes se estendendo a maquiagem e cosméticos com protetção solar.
Recursos Utilizados
A sede da loja será na região do Bairro da Ponta Verde, em Maceió, Alagoas, e contará com uma área construída de aproximadamente 40m². Cumpre ressaltar que dentre os recursos utilizados, tais como, roupas e acessórios, o estabelecimento terá funcionários, computadores, balcão central, expositores (cabides, araras e manequins), terminais de cartões de crédito, telefones, impressora, poltronas, aparelho de dvd, Tv, espelhos e, como embalagens, sacolas personalizadas.
Fornecedores
A empresa terá inicialmente como fornecedores, lojas especializadas em venda de roupas com proteção solar.
Os modelos das roupas serão feitos de acordo com as tendências mercadológicas, variando com tecidos composto de 50% de algodão, 50% de poliéster, tecidos de poliamida, algodão, malhas, além das peças clássicas - tudo muito bem direcionado e sempre acompanhando a atualidade da moda e da moda praia.
Sistemas de Qualidade e Qualificação dos Produtos
Os produtos deverão possuir em sua grande maioria o fator de proteção ultravioleta 50+, comprovador por laboratório especializado e habilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa e de acordo com a norma australiana AS/NZS 4399:1996.
Os funcionários farão treinamentos na área de venda e consultoria na moda de proteção e cuidados da saúde, assim os clientes sentirão maior prazer em se vestir bem e garantia de que compram roupas adequadas.
A maior prova da qualidade dos produtos será constatada pelo retorno e a assiduidade dos clientes – feedback em longo prazo.
2. Análise de Mercado:
A empresa planeja atuar em uma área consolidada há mais de 10 anos como um pólo varejista de moda na região sul de Maceió, o bairro de Ponta Verde. Esta região da cidade atrai diariamente centenas de pessoas, todas interessadas nos produtos das grandes grifes de pronta-entrega, distribuídas em várias galerias.
O público que frequenta o bairro é, em grande parte, formado por moradores, turistas, moradores de bairros vizinhos, que procuram os estabelecimentos do bairro para abastecerem seus guarda-roupas e suas necessidades. Os produtos oferecidos na região vão desde os estilos esportivos e casuais até produtos mais sofisticados para a noite.
Identificação do Público Alvo
A empresa tem como público alvo mulheres adultas, classe média e alta, dispostas a pagar por roupas de qualidade, que necessitem de roupas com proteção e roupas moda praia para elas próprias, esposos e filhos. Outrossim, homens adultos serão clientes a procuras das roupas para a pratica de esportes expostos ao sol.
Raras lojas, farmácias e clinicas revendem esse tipo de moda na cidade de Maceió.
Os Tecidos estão entre os mais efetivos mecanismos de proteção solar. Hoje o mercado oferece diversos produtos que indicam o nível de proteção oferecido. O Brasil não tem uma norma para esta avaliação, por isso as empresas adotam a chamada "Norma Australiana", como é conhecida internacionalmente. Editada pela ARPANSA (formerly the Australian Radiation Laboratory). Sun protective clothing - Evaluation and classification AS/NZS4399: 1996. Evoluation and Classification, que descreve como avaliar um tecido, e os termos que podem ser utilizados em relação à proteção oferecida.Vale lembrar que o termo FPS não deve ser utilizado, pois se refere a uma avaliação especifica feita em pele humana para protetores solares. (proteção aos raios solares da região ultravioleta B (290-320 mm). O termo usado para tecido é FPU ou UPF (em inglês).
Sabonete, maquiagem e até roupa que protege dos raios UVA e UVB. Vale tudo para combater a ação nociva do sol. Aquecimento global, buraco na camada de ozônio, não importa o motivo. O fato é que ninguém questiona mais a necessidade de se proteger contra a ação do sol. Além das óbvias loções de praia, o mercado está expandindo a oferta de produtos. Hoje, existem roupas, cosméticos, maquiagem, acessórios, barracas de camping e até sabonete que filtra os nocivos raios UVA e UVB, causadores de manchas, queimaduras e câncer de pele, o de maior incidência no Brasil.
No caso das roupas, o segredo está na trama do tecido. Os fios são tratados com dióxido de titânio, substância que impede a passagem dos raios ultravioleta. Peças com fator de proteção ultravioleta (FPU) superior a 50 (FPU 50+) bloqueiam 98% dos raios UV.
Entendendo o fenômeno e o que a tecnologia têxtil traz de novidade.
Nas últimas décadas, houve um aumento significativo na quantidade de raios ultravioleta que ficam retidos na atmosfera, devido ao desenvolvimento humano baseado em queima de combustíveis fósseis. As grandes reações químicas e explosões do sol emitem uma onda eletromagnética - a luz que chega a terra todos os dias. Essa luz solar, também conhecida como raio UV, é essencial para a vida biológica de todo planeta. Porém, em excesso, os raios UV contribuem para o envelhecimento da pele e para o aparecimento de doenças como o câncer de pele.
A tecnologia têxtil seguiu essa tendência mundial e desenvolveu métodos e produtos capazes de suavizar os danos provocados pelos raios solares.
A maioria dos tecidos da nossa Linha garantem níveis máximos de proteção solar ao seu usuário, devido à sua armação densa e estruturada.
Mesmo os grandes centros de compras de produtos de moda e os Shoppings em Maceió, ou em galerias no Bairro da Ponta Verde – local onde se instalará a empresa – existe uma oferta muito pequena de produtos para o público que se preocupa com a saúde e proteção dos raios nocivos do sol.
Assim, a oferta de roupas com proteção com qualidade e requinte, com o diferencial de terem modelos e desenhos desenvolvidos especificamente para este público enfrenta baixa concorrência.
Tendências de Mercado
Não é à toa que vem da Austrália a demonstração de maior preocupação com a radiação e o efeito dela sobre a saúde e a segurança das pessoas e do ambiente. Afinal, o país registra com frequência temperaturas acima dos 30 graus no verão e que tem a mesma temperatura média da cidade de Maceió. Desde 1998, o governo australiano criou um órgão que se dedica ao assunto: a Agência de Proteção à Radiação e Segurança Nuclear (Arpansa).
Os estudos desenvolvidos pela Arpansa têm servido de base para o desenvolvimento de soluções de proteção à radiação do sol em todo o mundo. A agência australiana desenvolveu uma norma que determina o Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) dos tecidos em 30, 40 ou 50+. Hoje, mesmo no Brasil, existem produtos certificados pela Arpansa. É o caso de linhas de roupas, chapéus e acessórios, como luvas, sombrinhas e guarda-sóis, com tecidos que utilizam FPU.
Alguns tecidos levam em sua composição fios à base de dióxido de titânio, que proporcionam maior proteção contra a radiação ultravioleta. Outros, como o algodão, recebem um aditivo no processo de tingimento que também é eficiente na absorção dos raios ultravioleta.
A técnica amplia o Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) do tecido de 5 para 50+, bloqueando 98% dos raios UV. Assim, todas as partes do corpo cobertas dispensam o uso de protetor solar. Já no rosto, mesmo com o uso de chapéu com FPU, é fundamental o uso de proteção solar, já que há também a incidência de raios refletidos.
A proteção solar têxtil também é importante aliada de pessoas que precisam bloquear a ação do sol devido a outros fatores. Assim, além dos clientes que buscam proteção efetiva quando expostos ao sol, as roupas com proteção solar também atendem àqueles que não podem se expor devido a alguma doença, como lúpus e xeroderma pigmentoso.
O sol é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo. Sua ação cumulativa sobre a pele provoca o surgimento dos sinais da pele envelhecida.
O envelhecimento extrínseco se dá em decorrência da exposição da pele às radiações solares durante toda a vida, por isso é também chamado de foto envelhecimento. A pele envelhecida apresenta variações no relevo e na pigmentação, rugas finas e profundas, aspecto ressecado e descamações.
Os dermatologistas estimam que 90% dos sinais de envelhecimento são devidos ao sol. 90% das suas rugas, 90% das suas manchas, 90% da flacidez da sua pele!
Os raios UVA possuem intensidade constante o ano todo, por isso a proteção é indicada não apenas para o verão. Por penetrarem profundamente na pele, são considerados os grandes vilões do foto envelhecimento. Os danos causados pelos raios UVA também incluem maior predisposição da pele ao surgimento de câncer e de foto alergias.
Os raios UVB apresentam maior intensidade durante o verão e são os responsáveis pela pigmentação da pele e queimaduras solares. São raios de alta energia e os que contribuem em maior parte para o surgimento do câncer de pele.
De acordo com pesquisas recentes, embora a exposição à radiação UVB esteja ligada a uma maior taxa de fotocarcinogênese, os raios UVA também têm promovido mudanças substanciais no DNA, levando à formação de câncer de pele.
A empresa Empório UV, usa em sua grande maioria de seus produtos tecidos que garantem FPU de 50+, o que significa que bloqueiam, pelo menos, 98% da radiação UV. As roupas e acessórios com FPU 50+ são indicados contra radiação em todas as estações do ano. Ao filtrar os raios UVA e UVB, contribuem para afastar da pele os efeitos nocivos da radiação, como o aparecimento de manchas, foto-envelhecimento, queimaduras e câncer de pele.
As peças são confeccionadas com tecidos especiais que protegem efetivamente dos efeitos nocivos do Sol. A diferença entre o tecido comum e o tecido com proteção é o nível de proteção aos raios solares. No caso de uma camiseta de algodão comum, o Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) chega a 5, enquanto uma camiseta com proteção solar oferece FPU 50+. Este resultado é alcançado através de métodos especiais, como banhos químicos sintéticos, fios especiais à base de dióxido de titânio, entre outros.
Outros produtos da nossa também possuem tratamento antibactérias, e/ou tecnologia dry, que facilita a evaporação do suor. Selecionamos sempre os tecidos que apresentam a menor condutividade térmica para garantir conforto debaixo do sol.
Por que os tecidos com FPU protegem do sol?
Conheça mais sobre esta tecnologia e a combinação de fatores que determinam o nível de proteção dos produtos
Tipo de tecido: o tipo de fibra utilizada influencia o FPU do tecido. Tecidos de algodão apresentam uma capacidade de foto proteção menor do que as fibras sintéticas, como o poliéster e a poliamida.
Trama do tecido: quanto mais compacta a trama, menor será a sua porosidade e maior será o grau de proteção.
Cor: os corantes têxteis absorvem a radiação ultravioleta e essa absorção depende, sobretudo, da intensidade da cor. Quanto mais escuro for o tecido, maior será seu grau de proteção solar.
Umidade: a água nos espaços livres da fibra torna o tecido mais permeável aos raios ultravioleta, diminuindo a capacidade de proteção. Isto é muito mais significativo em tecidos de fibras naturais, como o algodão. Os tecidos de fibras químicas como a poliamida, são de secagem rápida, portanto, são menos afetados no seu grau de proteção solar quando molhados.
Absorvedores da radiação ultravioleta: os fios sintéticos para fabricação de tecidos são impregnados por absorvedores com propriedades para absorver a radiação solar (filtros solares). Os tecidos de poliéster e poliamida são os mais utilizados para este processo. Eles recebem em seus fios dióxido de titânio. Com esse processo, pode-se obter um grau de proteção de até FPU 50+. Com esse tipo de fabricação, as peças têm durabilidade permanente, ou seja, não sai com as lavagens. Sua eficiência fica comprometida apenas se o produto sofrer algum dano, como o rompimento nas tramas do tecido, por exemplo.
Diferencial Competitivo
Dois aspectos foram identificados como diferenciais competitivos da empresa no nicho no qual ela irá atuar: variedade de produtos com proteção e cuidados com a saúde e atendimento diferenciado aos clientes. Os produtos seguindo as tendências atuais da proteção e cuidados com a saúde, desenvolvidos especificamente para homens, mulheres e crianças com necessidades de tamanhos especiais, com variedades de estampas e cortes apropriados e em uma variedade que permita que uma ampla gama de gostos seja atendida são fundamentais para que os clientes sintam-se tentados a consumir os produtos oferecidos.
O atendimento aos clientes é também um ponto chave como diferencial. Muitas pessoas reclamam que são mal atendidas nas lojas e que os vendedores as tratam com pouca displicência. Uma vez que o foco da empresa é a atenção dos vendedores e a disponibilidade de produtos farão parte da experiência de consumo e ajudarão a torná-la agradável a ponto de cativar e fidelizar clientes. Além disso, mais que vendedoras as atendentes serão instruídas a serem verdadeiras consultoras de moda e, ao invés de simplesmente “empurrarem” os produtos para os clientes, elas deverão orientá-los quanto ao que fica (ou não) bem em cada tipo de pessoa – sempre explicando a importância dos cuidados com a saúde.
Em um mercado ainda não explorado, a oportunidade de fincar a bandeira e posicionar-se como referência no segmento ajuda a valorizar a marca e permite, no futuro, aumentar a rentabilidade.
Principais Reportagens
http://www.youtube.com/watch?v=k5x0PXdYkic
http://www.youtube.com/watch?v=QU_iv0PG8Rk
http://www.youtube.com/watch?v=23QouAjBSS4
http://www.youtube.com/watch?v=6ZgylUC5PDM
http://www.youtube.com/watch?v=3iMbOtGD3bY