De acordo com o deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (PTN), na manhã desta segunda-feira, dia 05, os extratos das contas da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas referentes ao ano de 2011 também serão entregues ao Tribunal de Justiça e ao Ministério Público de Contas (MP de Contas).

A “peregrinação” para a entrega dos documentos se inicia agora pela manhã, às 10 horas, na sede do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas. João Henrique Caldas se reúne com o desembargador e presidente do TJ, José Carlos Malta.

Um fato que vale chamar a atenção: se comprovadas às irregularidades que são apontadas por meio dos indícios com base nos extratos, é de se indagar mais uma vez onde se encontrava o Tribunal de Contas do Estado que tinha a obrigação de fiscalizar as contas do legislativo estadual?

O TCE/AL foi questionado por sua omissão em 2007, quando ocorreu a Operação Taturana da Polícia Federal. Recebeu até o apelido de Tribunal de Faz de Contas. Na sequência, em anos posteriores foi alvo de uma operação federal que detectou esquema semelhante de desvio de recursos no próprio Tribunal. Agora, se as irregularidades forem de fato comprovada, mais uma vez o Tribunal de Contas do Estado não viu.

Com documentos em mãos, JHC acredita que o TJ/AL terá meios para acompanhar de perto todo o trâmite das investigações em andamento pelo Ministério Público Estadual. Lembrando, o presidente da Casa, Fernando Toledo (PSDB), disse que prestaria esclarecimentos ao MPE no dia de hoje. Aguardemos. 

Estou no twitter: @lulavilar