O mutirão de atendimento extra do PAM Salgadinho, da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS), uma das ações do Maceió Mais Saúde para atender a demanda reprimida da Central de Regulação de Serviços de Saúde em Alagoas (Cora), traz um resultado positivo nos atendimentos. Iniciado no mês de maio deste ano, mais de 3.000 consultas e 150 cirurgias foram realizadas pelo projeto que é uma ações de investimentos para melhoria dos serviços públicos em Saúde de Maceió.

Nos atendimentos extra, a SMS contabilizou os resultados que se repetem em vários outros serviços oferecidos. O mutirão inclui procedimentos cirúrgicos do tipo vascular, exames de Raio X, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Mamografia e exames laboratórias e as especialidades médica em ortopedistas, angiologista, oftalmologistas, cardiologistas, ginecologista, neurologistas, mastologista, otorrinos e cirurgiões vasculares.

Para João Marcelo Lyra, os números reforçam a excelência que gestão da Saúde de Maceió  tem buscado oferecer para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso é resultado do empenho da Prefeitura Municipal no fortalecimento das ações da saúde pública. O bons resultados em toda a cadeia de serviços oferecidos desde as ações de prevenção até o tratamento de média e alta complexidade, é mérito de toda equipe”, reforçou o secretário.

O cirurgião vascular Ronaldo Nardão, que realiza as cirurgias, explica que o desejo da SMS é de solucionar os casos de pacientes que desde 2011 sofrem sem previsão de serem operados. “O compromisso que o secretário de Saúde, João Marcelo Lyra, tem é com ações que resolvam os problemas dos usuários do SUS. A fila de espera por cirurgia não é algo bom, mas graças ao comprometimento da Prefeitura de Maceió e da Secretaria de Saúde está sendo reduzida”, reforça Ronaldo Nardão.

Atendimento de Qualidade

Maria José Germano da Costa, 46 anos, não conseguia esconder a emoção e a felicidade quando foi internada na manhã do último dia 18, no Hospital Nossa Senhora da Guia, juntamente com mais 16 cidadãos contemplados pelo mutirão de cirurgias realizadas através da SMS. “Há 3 anos esperava para ser operada, estava na lista de espera e não consegui acreditar quando me ligaram da Secretaria da Saúde informando que faria cirurgia nesta semana. Foi um grande alívio e hoje tenho esperança de ter um futuro com mais saúde”, afirma a dona de casa Maria que espera a continuidade desse benefício do Maceió Mais Saúde para outras pessoas.

A autônoma Margarida Argemira da Silva, 43 anos, revela que desde 2002 esperava pela cirurgia vascular e também ficou muito satisfeita com o mutirão. Ela foi operada em junho e, para ela, a qualidade do atendimento superou as expectativas. “Do setor de perícia à recepção do hospital o atendimento está sendo de primeira qualidade. Não esperava ser tão bem tratada. Só tenho a agradecer pelo esforço da Secretaria de Saúde em organizar esses mutirões”, afirmou a autônoma.