De acordo com informações de bastidores, o mês de setembro do ano passado foi um período de aumento de gastos na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, inclusive com repasses a algumas pessoas de confiança da Mesa Diretora, presidida pelo deputado estadual Fernando Toledo (PSDB).
Ainda conforme informações passadas ao blog, foram contemplados – a exemplo do ocorrido em 2011 – assessores parlamentares, empresários, cabos eleitorais, e por aí vai....aumenta – portanto – a suspeita do uso de laranjas e fantasmas na folha salarial do parlamento estadual.
Outro fato que chamou a atenção? O mês de setembro antecede o pleito eleitoral. Sei que muitos podem pensar assim: “mas foi uma eleição municipal”. Acontece que muitos parlamentares possuem seus compromissos no interior do Estado de Alagoas, com vereadores e prefeitos. Compromisso este que é retribuído em 2014. Uma mão lava a outra.
O compromisso político até se entende. Mas, será que foram aumentados os gastos da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas com esta finalidade? A resposta virá com a divulgação dos gastos do parlamento estadual. Soube – e comentei logo cedo – que há um medo muito grande por parte de alguns assessores que a lista de funcionários que receberam mais que salários em 2012 vaze.
Será uma nova lista de ouro? Confirmará o que nos bastidores já se comenta sobre os gastos no mês de setembro? Bem, aos poucos informações mais concretas vão surgindo na imprensa, como já surgiram em alguns blogs, dentre os quais o do jornalista Odilon Rios, aqui do CadaMinuto.
O fato é que quanto mais se mexe no assunto, mais novidades surgem sobre a Assembleia Legislativa. Novidades estas que colocam o parlamento ainda mais em descrédito. E se estivermos diante de algo bem maior do que a Taturana já revelou em tempos passados? De fato: a Casa Tavares Bastos precisa ser passada a limpo.
Estou no twitter: @lulavilar