Com o objetivo de atingir o maior número de pessoas e dar amplitude à discussão, a Prefeitura Municipal de Maceió – conforme o secretário de Comunicação, Clayton Santos – vai transmitir ao vivo as audiências públicas do Plano Plurianual (PPA), que será implantado por esta gestão, mas atinge o primeiro ano da próxima administração, seja ainda com Rui Palmeira (PSDB) – caso se reeleja prefeito – ou com outro chefe do Executivo.
A transmissão será pelo site da Prefeitura de Maceió: www.maceio.al.gov.br
O PPA será debatido durante todo o mês de agosto. Rui Palmeira adotou a estratégia de aproximar a discussão das comunidades de Maceió, descentralizando o debate. O chefe do Executivo aposta em um efeito positivo da medida que foi adotada, mostrando as prioridades de investimento para os próximos anos.
A primeira audiência ocorre amanhã, dia 02, no auditório da Faculdade Integrada Tiradentes (FITS), em Cruz das Almas. Outra novidade será a transmissão por internet. Os usuários de redes sociais e internautas em geral poderão acompanhar ao vivo. De acordo com Clayton Santos, há uma preocupação em manter – inclusive – a interatividade nas redes.
O início da audiência é previsto para as 8 horas. As audiências ainda seguem até o final do mês. O calendário é o seguinte: Trapiche da Barra, na Escola Professor Antídio Vieira, no dia 6; no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada (Cepa), no Farol, no dia 9; no Colégio Bom Conselho, em Bebedouro, dia 13; na Escola Pompeu Sarmento, no Barro Duro, no dia 16; na Escola Professor Paulo Henrique Costa, no Benedito Bentes, no dia 20; na Escola Jayme de Altavllia, no Santa Lúcia, no dia 23; e Escola Estadual Virgílio de Campos, na Ponta da Terra, no dia 30.
Rui Palmeira espera entregar o PPA para a Câmara Municipal de Maceió apreciar no dia 30 de setembro. O parlamento-mirim – por sua vez – terá até o dia 30 de dezembro para votar a matéria. Que a iniciativa da prefeitura consiga alcançar de fato a participação popular, que sejam feitas as cobranças e interferências no plano com base nas propriedades, mas que – sobretudo – a administração municipal possa ir além do discurso.
Estou no twitter: @lulavilar