O PMDB formou – conforme informações de bastidores – um conselho político com o objetivo de cuidar da condução do partido em Alagoas, no diálogo com lideranças e na montagem de um projeto.
Estarão responsáveis pelo conselho político o deputado federal Renan Filho, o ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, o suplente de senador Fábio Farias e o médico e ex-vice-governador José Wanderley.
O conselho terá como prioridades abrir um canal maior de discussão com a sociedade, traçar políticas de ação conjunta com a bancada na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e distribuir atribuições para atuar em todas as regiões do Estado.
Assim, o PMDB descentraliza tarefas para fechar alianças importantes na construção de um projeto para o governo do Estado, em 2014.
Em resumo: o partido busca ocupar espaço aproveitando os resultados expressivos que teve em 2010 e 2012, eleições em que foram eleitos diversos deputados estaduais, federais, vereadores, prefeitos e um senador da República, que é Renan Calheiros (PMDB): a figura central do partido.
Claro: o PMDB visa o processo eleitoral de 2014. O partido chegará forte para o pleito e isto não é segredo. O próprio Renan Calheiros já afirmou que pode disputar a cadeira do Palácio República dos Palmares, mas que independente disto, o PMDB terá candidato ao governo e pode também lançar alguém ao Senado Federal.
O foco ainda é manter (ou ampliar) a bancada federal e o número de cadeiras na Casa de Tavares Bastos.
Estou no twitter: @lulavilar