Iniciado no mês de março, o programa Bolsa Qualificação implantado na Cooperativa Pindorama terá sua etapa finalizada no próximo dia 14 de agosto. Ao todo foram 486 colaboradores que trabalharam no período da safra 2012/2013 e após o seu término tiveram seus contratos suspensos para participarem da capacitação e assim retornarem às atividades com o início da próxima safra.
Com cerca de 300 horas/aula de treinamento, o programa garante que os colaboradores não sejam deslocados na entressafra da usina canavieira pertencente à cooperativa, na zona rural de Coruripe, e mantenham sua renda por meio da bolsa, além de participarem de aulas com professores cedidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Alagoas (Sescoop/AL). As aulas acontecem no Centro de Treinamento Rural de Pindorama (Cetrup).
“Faz parte da dinâmica do Bolsa Qualificação garantir a estabilidade e promover capacitação aos funcionários que não se encontram com uma atividade definida na empresa. Eles ainda têm a oportunidade de trabalharem temas como saúde bucal, responsabilidade social, cooperativismo, qualidade de vida e educação alimentar”, explica Alvacy Almeida, gerente de Recursos Humanos da Pindorama, responsável em promover a capacitação.
O programa Bolsa Qualificação é estabelecido pela Lei 7.998/1990, sobre a modalidade de seguro desemprego, a qual prevê a realização de tais capacitações como alternativa à demissão do trabalhador formal. A Pindorama realiza o programa há mais de uma década.
Finalizado o Bolsa Qualificação, todos os 486 funcionários irão retornar às atividades da usina, dessa vez correspondente à safra 2013/2014, prevista para iniciar em setembro, mas ainda sem data definida.