Ao afirmar que vai colocar o requerimento da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar os gastos com as obras da Copa do Mundo (CPI da Copa), o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB) citou a crise que é vivenciada pela Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas.

 

Calheiros – que em um passado não tão distante teve que se explicar de diversas denúncias e agora também é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) em relação ao uso do avião da FAB – elogiou a posição tomada pelo deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (PTN).

 

Como já é sabido, JHC conseguiu acesso ao extrato das contas bancárias da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas referentes ao ano de 2011 e fez diversas denúncias em relação aos pagamentos feitos a comissionados pela Casa.

 

De acordo com Renan Calheiros (PMDB), a Assembleia Legislativa poderia aproveitar o momento para passar a limpo as denúncias feitas. “As denúncias feitas por JHC é a oportunidade para que seja esclarecido o que ocorre com o parlamento estadual. Se há algo que mudou no Brasil é a busca por transparência. O PMDB quer o esclarecimento por parte da Assembleia Legislativa”.

 

O PMDB tem vários deputados na Casa. Que eles cobrem também, então. Sigam o exemplo do senador...

 

Em relação à CPI da Copa, Renan Calheiros diz que fará a conferência das assinaturas e a leitura. Se tudo transcorrer com a quantidade de assinaturas suficientes, o presidente do Senado afirma que não porque não proceder às investigações. “Temos que contribuir para a transparência. Nada pode ficar sem respostas”. 

Estou no twitter: @lulavilar