O ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (PMDB), tem sido citado pelo senador Renan Calheiros (PMDB) como um dos possíveis nomes do partido para concorrer ao governo do Estado de Alagoas.  Calheiros ressalta o currículo de Barbosa e o chama de “quadro diferenciado”. Mas, para o ex-prefeito de Arapiraca disputar o Palácio República dos Palmares é preciso que Calheiros e Renan Filho não estejam na disputa do governo. Eles são plano A e B dentro do PMDB, evidentemente.

 

Logo, o ex-prefeito desponta para disputar uma das cadeiras da Câmara Federal. Isto é cada vez mais certo. Na disputa pelo Palácio, o nome de Luciano Barbosa pode até servir de “cortina de fumaça” e reforçar a cautela do peemedebista-mor. Sobre ser sempre lembrado pelo senador, Luciano Barbosa diz que “é importante o reconhecimento dentro do partido, mas que ainda é muito cedo para falar em eleição”.

 

O discurso dentro do PMDB parece ser genérico e uníssono, pelo menos quando se externa as ideias. “Há muita água para passar por baixo da ponte. A sociedade participa da discussão e oscila muito a opinião pública, como temos visto recentemente. Aguardamos com serenidade. É muito cedo e ser candidato depende de composições, alianças e projetos. Deve haver convergência de fatores. É preciso definir as forças que estão do lado de cá e estabelecer os critérios que unifiquem estas forças”, frisou.

 

De acordo com Luciano Barbosa, o sentimento das ruas é de um governo “à esquerda” em todo país. Indaguei se ele achava mesmo isto diante da queda de popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT).  “Claro! A queda foi grande, mas só quem cresceu foi a Marina Silva (Rede). Ou seja, é fruto de um setor de esquerda”. Porém, o peemedebista não define quem é a esquerda alagoana.

 

Mas avaliou algumas peças do tabuleiro de xadrez. Em relação ao governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), foi enfático: “esperava mais do governador diante do apoio que ele possui do governo federal. É um Executivo que não dá respostas para as demandas da sociedade”. Quanto ao senador Fernando Collor de Mello (PTB)? “Tem se mexido muito e trabalhado bastante. Não sei o que isto pode reservar em um futuro próximo”. Quanto a Benedito de Lira, é alguém que tem trabalhado bastante também.

 

Célia Rocha

 

Durante a conversa, Luciano Barbosa também comentou sobre o início de gestão na cidade de Arapiraca. Para ele, a atual prefeita Célia Rocha (PTB) “está começando o governo como se deve. Todo governo é uma maratona. Ninguém começa maratona com todo pique. Não tenho dúvida de que fará um grande governo”.

 

E em relação ao próprio Luciano Barbosa? O ex-prefeito coloca que tem sido abordado por pessoas indagando sobre o futuro e especulando candidatura ao governo ou aos cargos legislativos, mas assume: “há um sentimento forte para ser candidato a deputado federal. É uma possibilidade que tem se tornado concreta. Arapiraca possui grande dimensão econômica e é natural que busque a mesma proporção na dimensão política”. 

Estou no twitter: @lulavilar