De acordo com as informações que estão sendo veiculadas na imprensa, os rodoviários de Maceió estão realizando – desde o início da semana – várias assembleias nas portas das empresas de ônibus para discutir pontos de pauta da categoria. Entre estes, evidentemente, está a questão salarial.

A primeira reunião ocorreu na empresa Real Alagoas. Desde então, já teve assembleia na porta da Piedade, na São Francisco e – nesta quinta-feira – na Veleiro. Os trabalhadores – ainda segundo informações já divulgadas nos jornais da capital – buscam um reajuste salarial de 15%, além de aumento de 16% no ticket alimentação e maior participação nos planos de Saúde.

O presidente do sindicato da categoria, Écio Ângelo, afirma que ainda não há acordo. Em relação ao problema, o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Tácio Melo, afirma que a Prefeitura de Maceió tem tido uma postura ativa no sentido de tentar evitar uma paralisação. O esforço é pela solução do impasse, como Melo mesmo afirma. De acordo com ele, a administração municipal tem acompanhado o assunto de perto.

“Nós estamos conversando com os dois lados. Estamos mostrando que o momento é atípico em todo o país. Faltou pouco para o sistema entrar em colapso. Hoje, para reerguermos o sistema será necessário que cada um dê sua parcela de contribuição e ceda um pouco, para então podermos melhorar e ter um transporte de qualidade”, salientou Tácio Melo.

O superintendente ainda complementou: “continuam as conversas entre trabalhadores e empresários. O Ministério Público do Trabalho está fazendo esta mediação. Acredito que dentro em breve teremos bons resultados pela posição também que a prefeitura está tomando”.

Vale salientar que o transporte público municipal sempre foi um grave problema de todas as gestões que passaram pela Prefeitura de Maceió e – consequentemente – pela SMTT. Há – como sempre existiu – uma necessidade urgente do processo licitatório do sistema. É mais uma gestão, e a licitação ainda não aconteceu. Que esta administração de Rui Palmeira (PSDB) assuma em definitivo – e não apenas no discurso – este compromisso. 

Estou no twitter: @lulavilar