A paisagem do trecho conhecido como “ladeira do óleo” na Avenida Juca Sampaio, entre o Jacintinho e Cruz das Almas, começou a mudar. A operação iniciada pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) na manhã de hoje (25) prevê a retirada de três mil toneladas de entulho descartadas na área de um grande terreno privado situado no local.

O imóvel já havia sido alvo dos agentes de fiscalização por infringir o artigo 41 do Código Municipal de Limpeza Urbana. Após ser notificado pela Slum e autuado pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), o proprietário do terreno não realizou a limpeza e tampouco murou ou cercou a área, com determina a lei no caso de terrenos particulares.

Na área, o descarte inadequado de lixo ocorria diariamente. Por lá, encontrava-se de tudo: carcaças de eletrodomésticos, sofás, resíduos de construção civil e até lixo doméstico. Os montes de entulho chegavam ocupar quase toda a extensão do terreno, deixando livre apenas o espaço para um campo de futebol. Restos de abatedouro, vísceras e água parada também constatadas no local constituíam focos para endemias.

De acordo com Carlos Tavares, coordenador de fiscalização da Slum, a previsão é que a operação leve cinco dias, mesmo com as máquinas e os agentes de limpeza atuando durante os três turnos. “Estimamos retirar mais de 150 caçambas com resíduos. Por dia, serão entre 30 e 25 viagens ao aterro sanitário”, aponta Tavares.

A conta da limpeza, do transporte e do lixo retirado será enviada para o proprietário. Durante os próximos dias, a equipe de fiscalização irá atuar junto ao comércio que funciona em frente ao terreno, para identificar o volume e a destinação do lixo gerado pelos comerciantes.

A partir de segunda-feira, a Slum identificará outros terrenos que já foram notificados, mas que ainda não regularizaram a situação. Dos 94 listados previamente, 30 já providenciaram as mudanças. Aqueles ainda não realizaram a limpeza ou não ergueram muro ou cerca serão alvo de operação, com os custos cobrados ao dono do imóvel por meio da dívida ativa do município.