Acabo de ler no blog do jornalista Odilon Rios que o senador Benedito de Lira (PP) já “fechou” o nome de quem será o (a) futuro secretário (a) de Educação do Estado de Alagoas. Ao que tudo indica – como eu já até havia colocado neste espaço – cresce a possibilidade da nomeação efetiva de Josicleide Moura, que hoje é a adjunta da Educação.

O que faltaria? De acordo com Odilon Rios, o aval do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB). Pois bem, é surreal que a pasta da Educação (uma das áreas vitais do Estado e que necessita urgentemente de uma série de políticas públicas que ajudem no desenvolvimento econômico, na inserção social e até na redução da violência) do governo passe vários dias em suspense (desde que Adriano Soares deixou o cargo) sem definir exatamente os seus rumos.

É a prova viva de um governo que se fatia em função das alianças e estas são prioridade? Um questionamento que o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, poderia responder. Vale lembrar que a Educação foi pasta cedida aos aliados desde o início. Vai de Fábio Farias (indicado pelo PMDB, logo no começo do primeiro governo) ao titular da pasta que surgir agora.

E isto não é crítica a qualquer secretário, mas a descontinuidade a qual a pasta parece ter sido imposta para garantir ou não alguns grupos no governo. Basta lembrar que alguns dos problemas enfrentados por Soares (quando secretários) já não tinham sido enfrentados pela própria gestão de Vilela, como a necessidade de informatização e precisão nos dados da pasta. Isto para citar apenas um ponto.

O que dificultou para se ter um efetivo na Educação em tempo hábil? As agendas do governador Teotonio Vilela Filho e do senador Benedito de Lira. Por que a lacuna é tão ruim? Ora, enquanto adjunta a secretária Josicleide Moura tocará a pasta evidentemente dentro de seu cotidiano administrativo, mas sem poder iniciar uma filosofia, um perfil de gestão! Desta forma, tudo em suspense, como dito no primeiro parágrafo. Quanto mais se demora, mais é assim.

Leio ainda em Odilon Rios que “se não houver mudanças nas próximas horas”, Josicleide Moura assume em definitivo o lugar que era de Adriano Soares. Mas, não tenham pressa para decidir. Afinal, é só a Educação. Dá para esperar! 

Estou no twitter: @lulavilar