O governador Teotonio Vilela e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, lançam nesta quinta-feira (25), às 10h, o Plano Safra Semiárido para agricultores familiares de Alagoas atingidos pela estiagem. O lançamento acontece na sede da Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá.
A iniciativa reserva R$ 7 bilhões do Plano 2013/2014 para impulsionar a produção de culturas alimentares adaptadas à realidade da região, além de promover reservas estratégicas de alimentos e água para produtores familiares e médios. Ainda no lançamento, o Governo Federal entregará retroescavadeiras pela segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para os municípios alagoanos de Porto de Pedras e Roteiro.
Esta é a primeira vez que o governo federal desenvolve um plano de atuação específico para melhorar a convivência no Semiárido.
Participam da solenidade o vice-governador José Thomaz Nonô, o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Aagrário no Estado, Gilberto Coutinho, representantes dos agricultores e produtores rurais do Semiárido e autoridades em geral.