De acordo com informações da Agência Senado, 186 deputados federais e 28 senadores concordam com a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará supostos desvios de recursos públicos em obras da Copa do Mundo de 2014.
A conferência das assinaturas – como divulgada pela imprensa nacional – foi concluída na segunda-feira, dia 22. O pedido foi protocolado pelo tucano do Distrito Federal, o deputado federal Izalci Lucas.
As assinaturas superam o mínimo necessário que é de 171 deputados federais e 27 senadores. Agora, para a abertura da CPI basta que o requerimento seja lido em sessão conjunta do Congresso Nacional. A decisão – portanto – está nas mãos do senador e presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB/AL).
Vale ressaltar que até a meia-noite do dia em que for realizada a leitura, quem quiser pode retirar ou incluir assinatura. Ou seja: lacuna que pode até inviabilizar a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito.
O parlamentar Izalci Lucas enxergar – após análise em acórdãos do Tribunal de Contas da União – indícios de superfaturamento em obras. Por esta razão, defende a abertura da CPI. Agora, é com Renan Calheiros.
Estou no twitter: @lulavilar
PEQUENA NOTA: quem acompanhou o Blog do Vilar no dia ontem, observou que divulguei os gastos do governo em publicidade com sites e televisão. Também farei em relação às rádios e aos impressos. É que são muitos os dados! Logo, é possível que este volume de informação seja divulgado apenas no sábado próximo ou na segunda-feira, em função das outras pautas já agendadas neste blog. Grato pela compreensão. Abraços.