Recebi – como resposta de um pedido com base na Lei de Acesso à Informação – os investimentos feitos pelo governo do Estado de Alagoas em Comunicação entre os anos de 2007 e 2013.  Neste período foram investidos R$ 2,8 milhões em sites e similares.

São muitos os dados. Eles estão especificados por tipos de mídias (internet, televisão, rádios, dentre outros). Como venho – por meio deste blog – divulgando as respostas com base na LAI (instrumento que acho de bastante utilidade para o cidadão no processo de fiscalização de qualquer governo), faço também – como não poderia deixar de ser! – em relação aos números da Secretaria de Comunicação do Estado. Afinal, são recursos públicos.

Os gastos com comunicação são investimentos. Partem do pressuposto da necessidade do governo comunicar-se, passar informação oficial e dar publicidade de seus atos. Até aí, tudo bem! No mais, que o leitor compare os gastos, os veículos que receberam, enfim...e analise se os recursos foram bem aplicados ou não!

Em função do imenso volume de dados, se torna inviável em um único post. Por esta razão, início com a divulgação dos valores investidos em comunicação institucional na internet. Aos poucos, apresento os números de televisão, rádio e outras mídias alternativas.

De acordo com a própria Secretaria de Comunicação, em 2007, no início do governo de Teotonio Vilela Filho (PSDB), apenas dois veículos na internet receberam recursos do Estado: Gazeta Online (R$ 77 mil) e Primeira Edição Online (aproximadamente R$ 130 mil). Estes são os dados fornecidos.  Todos os valores apresentados são referentes ao que é pago durante todo o ano.

Em 2008, o que corresponde também ao avanço do tipo de mídia em Alagoas, o número de veículos aumenta, apesar dos gastos com publicidade diminuírem. Receberam os sites Melhor Notícia (R$ 5.500,00), Alagoas24Horas (R$ 8.000,00), Alagoas Negócio (R$ 5.000,00) e Sertão24Horas (R$ 2.500,00).

No ano de 2009, aumentou o número de veículos de comunicação (só na internet) que passa a contar com as verbas publicitárias em suas receitas. O Portal Cada Minuto recebeu R$ 22.080, 00/ano, o Alagoas24Horas recebeu R$ 83.950 mil/ano; Alagoas Negócio ficou com R$ 12.200 mil/ano; Maceió em Dia, com R$ 2.500/ano; Tudo Na Hora (R$ 127.333,33); Maceió 40 Graus (R$ 600); Festas Brasil (R$ 360); Viva Alagoas (R$ 800); Gazetaweb (R$ 39.485 mil); Sertão24Horas (R$ 17.400); Melhor Notícia (R$ 20 mil); Fonte Notícias (R$ 2.500); Primeira Edição (R$ 15 mil); Grande Rio (R$ 3 mil); MaltaNet (R$ 3 mil); Revista Municipal (R$ 2 mil); Gazeta Online (R$ 1 mil), Top TV Web (R$ 2.500); Aqui Acontece (R$ 2 mil) e Mazoni Comunicação (R$ 2 mil). Os valores são anuais. A partir de agora, a ordem dos veículos é a que está na planilha apresentada pelo próprio governo.

Ao todo, o governo do Estado de Alagoas investiu – em 2009 – mais de R$ 359 mil em sites.

No ano de 2010, o gasto total foi de R$866.975,00. O valor foi distribuído com Sertão24Horas (R$ 31.500), Maceió Agora (R$ 2 mil), Cada Minuto (R$ 61.500) Web União (R$ 500), Alagoas em Tempo (R$ 79 mil), Tudo Global (R$ 74 mil), MaltaNet (R$ 5.750),  Alagoas24Horas (R$ 106.975), Melhor Notícia (R$ 27.500), Alagoas Última Hora (R$ 20.250), Alagoas Negócio (R$ 27.500), Gazetaweb (R$ 50 mil), Tudo Na Hora (R$ 15 mil), Primeira Edição (R$ 65 mil), Aqui Acontece (R$ 13 mil), Tribuna do Sertão (R$ 5.000), Por Dentro dos Fatos (R$ 8.500), União Rádio Web (R$ 3 mil), Futebol Alagoano (R$ 4.250), Revista Municipal (R$ 9.250), Imagem e Conceito (R$ 1 mil), Top Tv Web (R$ 91 mil), Talento Comunicação (R$ 18 mil), Alagoas Notícia (R$ 6.250), Tribuna de Alagoas (R$ 46.750), Maceió Agora (R$ 79 mil), Caeté Produções (R$ 11.250), Site A Festa (R$ 2.750), Maceió 40 Graus (R$ 500) e Painel de Notícias (R$ 1 mil). Valores anuais.

Em 2011, foram R$ 605.950, 00 em publicidade. O recurso foi assim distribuído: Primeira Edição (R$ 29 mil), Painel de Notícias (R$ 2 mil), Alagoas24Horas (R$ 173.300 mil), Sertão24Horas (R$ 30 mil), Cada Minuto (R$ 128.500), Gazetaweb (R$ 61.650 mil), Site Cláudio Humberto (R$ 15 mil), Alagoas Negócio (R$ 1.300), Tudo Na Hora (R$ 114 mil), Correios dos Municípios (R$ 6 mil), Gazeta Online (R$ 8.700 mil), Alagoas Negócio (R$ 12.500), Alagoas Negócio (R$ 12.500), Arquiteto e Cia (R$ 4 mil) e Melhor Notícia (R$ 20 mil). Repito: os valores representam o pago em um ano.

No ano de 2012, o Alagoas24Horas recebeu R$ 120 mil, o Sertão24Horas ficou com R$ 43 mil, o Painel de Notícias recebeu R$ 12 mil, o AL1 teve R$ 37.500, Portal Cada Minuto (R$ 14 mil), Correio dos Municípios (R$ 4.500), Emergência 190 (R$ 37.500), Site do Cláudio Humberto (R$ 150 mil), Gazetaweb (R$ 40 mil), Notícias 24 Horas (R$ 15 mil), Tudo Na Hora (R$ 105 mil), Primeira Edição (R$ 4 mil), Correios dos Municípios (R$ 8.750), Painel de Notícias (R$ 4 mil), Alagoas em Tempo (R$ 16 mil), Correio do Povo (R$ 10 mil), Melhor Notícia (R$ 20 mil), Programa Cidadania (R$ 18.750) e Valor Mercado (R$ 14.500).

Neste ano de 2013, os gastos até aqui com comunicação na internet somam R$141.700,00. Os veículos que receberam são AL1 (R$ 7.500), Cada Minuto (R$ 27.800 mil), Correios dos Municípios (R$ 4.500), Emergência 190 (R$ 7.500), G1 Alagoas (R$ 7.200), Programa Cidadania (R$ 2.500), Cláudio Humberto (R$ 30 mil), Melhor Notícia (R$ 4 mil), Painel de Notícias (R$ 2 mil), Sertão 24 Horas (R$ 4 mil), Valor Mercado (R$ 3 mil), Tudo Na Hora (R$ 18.600), Alagoas24Horas (R$ 2 mil), Maceió 40 Graus (R$ 2 mil) e Tudo Na Hora (R$ 19.100).

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