Está prevista para esta quarta-feira, dia 24, a conversa entre o senador Benedito de Lira (PP) e o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB) com o objetivo de definir o futuro da pasta da Educação. Aguarda-se o martelo ser batido!
A pasta foi entregue ao senador Benedito de Lira (reflexo da aliança firmada em 2010), mas a indicação passa pelo crivo e avaliação de Teotonio Vilela Filho. O ex-secretário Adriano Soares – por exemplo – foi indicado pela dupla Benedito de Lira e Arthur Lira (deputado federal do PP).
Mas, um nome de consenso, já que teve o aval e a confiança de Vilela. A busca é por alguém que repita isto. Seja alguém de confiança dos dois. Vilela não quer perder o pepista como aliado. Quanto a Benedito de Lira, busca espaço dentro do governo para consolidar sua pré-candidatura ao Palácio República dos Palmares.
O pepista trabalha – e não é segredo! – para aglutinar todos os nomes da base aliada. Inclusive, para isto, defende que Teotonio Vilela Filho seja o candidato ao Senado Federal pela “chapa”. Mas, no meio do caminho tem o vice-governador José Thomaz Nonô (Democratas). Vilela candidato, sai do governo em abril. Nonô terá tempo de sobra para viabilizar sua candidatura.
Ocupar a Educação é manter firme a parceria entre o PP e o PSDB. Diante disto, o vice-prefeito de Maceió, Marcelo Palmeira (PP) até aposta na possibilidade de permanência da atual secretária adjunta Josicleide Moura. Aguardemos.
Estou no twitter: @lulavilar