A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) deu início aos trabalhos de identificação e mapeamento das expressões culturais de Maceió. A Cartografia Cultural vai identificar e pontuar no mapa do município as expressões manifestadas por grupos ou artistas cujas atividades integrem um dos 18 segmentos culturais classificados pelo Ministério da Cultura (MINC). O trabalho é uma parceria da FMAC com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Responsável pela coordenação dos trabalhos, o diretor de TIC e Difusão Cultural da FMAC, Nasson Neves, explica que a Cartografia Cultural vai proporcionar mais que o simples mapeamento dos grupos culturais da cidade. Segundo ele, o resultado da pesquisa será um banco de informações que possibilitará uma análise aprofundada da relação espaço e cultura na cidade de Maceió capaz de guiar decisões e ações do poder público em prol da Cultura.

O antropólogo Bruno César, orientador dos estudantes da Ufal inseridos no projeto, afirma que a Cartografia munirá também outras secretarias com informações importantes acerca da organização dos grupos socioculturais e de como eles podem participar do desenvolvimento de políticas públicas propostas para as comunidades onde estão inseridos.

Para início dos trabalhos, estão sendo aplicados questionários aos grupos de bumba-meu-boi, escolas de samba e blocos carnavalescos tradicionais. Seis estudantes do curso de Ciências Sociais da Ufal estão percorrendo as comunidades onde essas manifestações foram identificadas para saber detalhes da organização e estrutura dos grupos. Entre as respostas buscadas estão as ligadas à identificação do grupo e de suas lideranças, histórico, endereço de ensaios e espaços para apresentação, número de pessoas envolvidas, e ainda aspectos econômicos de manutenção e viabilização das atividades dos grupos.

O levantamento segue até mapear os grupos inclusos nos segmentos reconhecidos pelo MINC e já representados no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maceió. São eles: Arquitetura e Urbanismo, Arquivos, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Circo, Cultura dos Povos Indígenas, Culturas Afrobrasileiras, Culturas Populares, Dança, Design, Livro, Leitura e Literatura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.

Visando a acessibilidade de todos à informação, os dados coletados serão formatados em texto, áudio e vídeo e dispostos em uma plataforma específica, cuja manutenção será constante e poderá ser feita a partir de informações manifestadas pela própria comunidade.