De acordo com informações do jornal da Folha de São Paulo, numa comparação entre os peemedebistas José Sarney e Renan Calheiros, o alagoano – enquanto presidente do Senado Federal – usou bem mais os serviços da FAB.

 

Segundo a reportagem, a cúpula do Congresso Nacional fez 91 viagens nos primeiros seis meses deste ano com aviões da Força Aérea Brasileira. Vale lembrar que há decreto que disciplina o uso dos aviões.

 

Quase um terço do total das viagens foram feitas em junho. O governo federal deve adotar – após as polêmicas e a entrada do Ministério Público Federal no caso – a medida de abrir informações sobre voos oficiais na internet.

 

Ou seja: A FAB terá que divulgar ao Senado Federal todas as viagens das autoridades.  Quanto ao senador alagoano Renan Calheiros, ele solicitou 27 voos desde que assumiu a presidência (fevereiro) até o mês de junho. Calheiros esteve em Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará e Bahia.

 

José Sarney – neste mesmo período, só que no ano passado, quando presidiu o Congresso Nacional – fez 18 viagens.  Mas, foi o presidente da Câmara Municipal, Henrique Alves – também peemedebista, vejam só! – que mais fez pedidos: 47.

 

O decreto citado no início do texto ressalta que as autoridades só podem usar aeronaves oficiais em casos de segurança e emergência médica,  viagens a serviço das instituições que representam ou deslocamento para seus locais de residência permanente.  Aguardemos o resultado das investigações do MPF para saber se todo mundo viajou “direitinho” e respeitando as regras. 

Estou no twitter: @lulavilar