Quando a coisa é ruim, todo mundo passa a batata quente. Quando a coisa é boa, todo mundo quer ser o portador da notícia a ponto de se lambuzar com o assunto. Pois é! 

 

Foi assim que, no dia de ontem, nossos políticos travaram uma verdadeira corrida para dar a notícia “em primeira mão” sobre a liberação da licença para o estaleiro EISA. 

 

A vinda do empreendimento se tornou uma novela antes mesmo do início das obras. Os reflexos na cidade de Coruripe e região - desde o anúncio - são os mais variados. A crença é de que “agora vai!”

 

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e o senador Fernando Collor de Mello (PTB) travaram uma “corrida maluca” para anunciar a boa nova. No caso de Collor, menção alguma ao tucano que apresentou a possibilidade do estaleiro em 2009. Aliás, ao elogiar Dilma, Collor excluiu completamente o governo do Estado do processo. “Tudo isto está sendo alcançado graças a presidenta Dilma Rousseff, sempre solicita a nossa demanda”. 

 

No caso de Vilela, nenhum agradecimento a Collor que se posicionou - ao fazer o anúncio - como peça importante junto a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. O governador mencionou - de forma genérica - o apoio da bancada federal. Disse: “que nunca me faltou”.

 

Se colocou na posição de “coordenador do processo”.

 

Cada um dos “rivais” anunciou a liberação da licença ao seu modo.

Estou no twitter: @lulavilar