O Curso de Iniciação Política para diretorias dos segmentos do PSDB aconteceu dia 13 de julho de 2013 no auditório do Colégio Santa Amélia, Farol, com palestras do Presidente do PSDB Alagoas, Pedro Vilela, do Vice Presidente Claudionor Araújo, do Tesoureiro Professor Eduardo Magalhães, da Presidente Nacional do PSDB Mulher,Solange Jurema, da Vice Presidente Thelma de Oliveira, da Presidente do PSDB Mulher de Alagoas, Sonály Bastos e do candidato a presidente nacional do PSDB Jovem, Rafiê Delon.
O Curso foi um sucesso devido a metodologia aplicada em forma de oficina, que possibilitou aos participantes maior interação e conhecimento acerca das bandeiras defendidas pelo partido.
Foi apresentada pelo Presidente Pedro Vilela e pelo Professor Eduardo Magalhães as seis propostas do PSDB Nacional a respeito da Reforma Política. Do debate, surgiu um documento com as propostas do PSDB de Alagoas que será encaminhado ao PSDB Nacional.
Estiveram presentes 139 lideranças partidárias dos segmentos: PSDB Mulher Estadual e do município de Maceió, com destaque para a presidente municipal, Vereadora Tereza Nelma; PSDB Comunidade, liderados por Robson Lima, Tucanafro, liderados por Allex Sander Porfirio, Juventude do PSDB Estadual - Roberto e Municipal - Liziane Cavalcanti, além de uma comissão, liderada por Nildo Ferreira, que se encontra em processo de formação do PSDB Diversidade. O Curso também contou com diversas lideranças de vários municípios do Estado, prefeitos, vereadores e presidentes municipais do partido, a exemplo de Rogério Teófilo, Presidente do PSDB de Arapiraca e Sonály Bastos - Presidente Estadual do PSDB Mulher Alagoas e membro da Executiva do PSDB Mulher Nacional.