O senador-enxadrista Renan Calheiros (PMDB) - o mesmo do avião da FAB e que tem feito de tudo para não virar alvo em meio às manifestações que tomam conta do país - possui, conforme bastidores, um desafeto dentro do governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).
O blogueiro Bernardino SoutoMaior tratou do tema aqui no CadaMinuto. Mas, creio que há algumas reflexões a serem feitas sobre a nota de Lauro Jardim.
Apesar de ser um dos homens fortes do governo de Dilma Rousseff, Calheiros anda se sentindo desconfortável com o tratamento que vem tendo por parte da mídia. Segundo bastidores, acredita que a estratégia parte de um petista: o secretário-geral da presidência, Gilberto Carvalho.
O fisiológico lado do PMDB sabe bem do conteúdo ideológico que o une ao PT, não é mesmo? Renan Calheiros é pragmático. Vale a pena lembrar disso. Diante da insatisfação com Gilberto Carvalho, Calheiros - conforme o colunista de VEJA, Lauro Jardim - teria recorrido a presidenta Dilma Rousseff.
Na nota, Jardim diz que Calheiros “soltou os cachorros” para cima de Gilberto Carvalho. O peemedebista acredita que tem o dedo de Carvalho em recente entrevista exibida na televisão paga. “Nunca apanhei tanto”, teria sido a frase de Calheiros à Dilma Rousseff.
Calheiros sabe o quanto é preciso estar bem nacionalmente. Inclusive, para os planos na política local, como o projeto para as eleições de 2014. Seja ele candidato ou não, tem que chegar com força para seguir como o grande enxadrista do processo. Uma denúncia nova, uma apuração nova que ganhe força (como a do MP em relação ao voo pelo avião da FAB) pode resgatar e aguçar a memória do jornalismo brasileiro.
Estou no twitter: @lulavilar