O bairro Santa Lúcia foi o escolhido no mês de julho para promover mais uma edição do projeto Bairro Vivo, da Prefeitura de Maceió. Neste evento, duas inovações estão à disposição da população. Trata-se das tendas ‘O Prefeito Quer Ouvir Você’ e ‘Posso Ajudar’.

O espaço destinado ao prefeito Rui Palmeira é uma excelente oportunidade de a comunidade levar encaminhamentos sobre as principais carências do bairro. A secretária do Gabinete do Prefeito, Adriana Toledo, coordenadora do Bairro Vivo, explica que a população solicitava ainda mais informações sobre os serviços disponibilizados no projeto.

Atendendo à população, a Prefeitura de Maceió terá uma tenda montada para ajudar as pessoas com informes sobre saúde, educação, assistência social, infraestrutura e meio-ambiente, por exemplo.

“Os dois espaços já estavam sendo requisitados pela população. O Projeto Bairro Vivo tem conseguido levar às comunidades os serviços essenciais que há tempos não era disponibilizado para as pessoas. O espaço reservado para que a associação de moradores mostre as principais dificuldades do bairro, é mais um canal de diálogo direto com o prefeito Rui Palmeira”, destacou Adriana Toledo.

O Bairro Vivo acontecerá na escola municipal Jayme de Altavilla, a partir das 9 horas. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o vice-prefeito Marcelo Palmeira, fazem questão de acompanhar de perto todas as ações que beneficiam à comunidade. Os secretários e superintendentes também atuam no local ouvindo os encaminhamentos da população no que precisa ser melhorado.

Os serviços

Diversas secretarias e superintendências estão desenvolvendo diversos serviços na manhã deste sábado no bairro Santa Lúcia. Durante os dias que antecede o Bairro Vivo, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a Superintendência Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e a Superintendência de Energia e Iluminação de Maceió (Sima) realizam serviços de limpeza e desobstrução de galerias, mutirão de limpeza, além da colocação, reposição e manutenção de luminárias.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) instalou uma pista de pista de trânsito simulada para orientar às crianças a importância de atravessar na faixa e respeitar o tráfego na capital.

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) mais uma vez levou ao Bairro Vivo posto volante para inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), que dá acesso aos programas sociais do governo federal.

A Secretaria Municipal de Saúde, leva para o Bairro Vivo ações do núcleo de atenção à saúde da família, saúde bucal com o carro móvel do Serviço Social da Indústria (Sesi), DST aids, vacinação para crianças e adultos, atendimento médico, atendimento e teste de glicemia, oftalmologista, clínica geral, peça Lampião e a cidade hipnotizada, apresentada pelos usuários do Caps AD.

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) estará distribuindo mudas de árvores, atividades lúdicas com crianças, e exposição de animais que já foram objetos de estudos da pasta.

Atividades de cultura e lazer também estão à disposição da população durante todo o Bairro Vivo no Santa Lúcia.