Ainda é cedo para se falar nas eleições de 2016. E isto é uma absoluta verdade. Mas, quem conhece política sabe que há nomes que articulam projetos para ocupar lacunas; e há outros que naturalmente vão surgindo como alternativa no processo eleitoral.
Em Palmeira dos Índios, há uma carência de lideranças dentro da administração municipal do prefeito James Ribeiro (PSDB). Consequentemente, a renovação - ao que tudo indica - virá da Câmara Municipal da cidade.
Tanto é assim, que há muitos holofotes - na cidade - para a casa legislativa municipal. Uma situação atípica que fez com que aparecessem pelo menos quatro possíveis apostas para 2016.
Na lista de possíveis nomes para concorrer ao Executivo municipal aparecem - de forma natural - os vereadores Júlio César (PSDB), França Júnior (PSDB), Dr. Márcio (PPS) e Sheila Duarte (PT).
São os nomes - inclusive - que estão se destacando em seus mandatos. Cada um com seu estilo. Sheila Duarte com uma oposição revigorada, inclusive chegando a propor Comissão Especial de Inquérito; Júlio César, que foi o vereador mais votado da cidade e tem bom trânsito entre os tucanos palacianos; França Júnior que comanda a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Dr. Márcio, um vereador que tem se destacado na Casa.
Se os nomes permanecerão no jogo até lá, é difícil fazer tal previsão. Até porque, a candidatura de um deles pode acabar inviabilizando a do outro, pelos grupos políticos nos quais transitam. Porém, são nomes que circulam na cidade.
Com isto, uma casa legislativa atípica. Um dos poucos parlamentos-mirins com tantos nomes com viabilidade de disputa majoritária.
Estou no twitter: @lulavilar