Há uma previsão para que a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, defina a data da eleição do Quinto Constitucional para a cadeira de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 19ª Região nesta segunda-feira, dia 08.
A decisão será tomada pelo conselho estadual da OAB/AL, que se reúne às 18h30 na sede da entidade com o objetivo de analisar todas as pendências envolvendo o processo do Quinto Constitucional que já se arrasta há um ano.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Marcelo Madeiro, o conselho estadual vai deliberar - nesta segunda-feira - somente sobre o tema. “A expectativa é que a sessão já deixe pré-marcada uma data para a eleição, bem como analise os processos pendentes dos candidatos, já agendando as sabatinas.
O presidente da Comissão lembra que a OAB/AL já publicou a lista dos deferidos. “Tem um caso até que não é de impugnação, mas um pedido. Porém, os casos tem que passar pelo conselho para saber se as pessoas podem ou não participar do pleito. Cada advogado pode votar até seis vezes, já que forma a lista sêxtupla. O que é interessante, pois na abordagem dos candidatos, eles pedem para serem colocados na lista do eleitor”, explicou ainda Madeiro.
Para quem não lembra, o Quinto Constitucional é uma eleição entre advogados para eleger um desembargador de um tribunal. Em um primeiro momento, a OAB - por meio da eleição direta - define uma lista com seis nomes (a sêxtupla), que é encaminhada para o tribunal em questão. Este, escolhe uma lista tríplice e encaminha para o Executivo, que definirá o nome do desembargador. No caso, a lista tríplice após sair do TRT vai para as mãos de Dilma Rousseff (PT).
Estou no twitter: @lulavilar