No novo partido, o pequeno PRTB, o ex-prefeito de Maceió, Cícero Almeida já entrou em campo para consolidar filiações e trazer para dentro da legenda um grupo sólido em torno de seu nome. Podem não ser candidatos, mas são homens de confiança para futuros projetos políticos. Almeida pensa no agora e no amanhã (leia-se: 2016).

 

Seria uma retomada de carreira política sem cometer os mesmos erros, que fez com que Almeida transitasse em todos os grupos que se encontram no poder em Alagoas, conquistar popularidade, mas não traduzir tudo isto em capital político.

 

Após uma carreira meteórica da Câmara Municipal de Maceió à prefeitura da capital alagoana, Almeida se viu sem mandato e enfrentando denúncias sérias de irregularidades em sua gestão. O atual prefeito Rui Palmeira (PSDB), por exemplo, o responsabiliza por uma herança maldita. Isto sem contar com a “máfia do lixo”, cujo processo se encontra na Justiça.

 

O ex-prefeito ainda conta com uma densidade eleitoral considerável que pode ajudar o PRTB a fazer bancada na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, ou a eleição de pelo menos um federal: o próprio Cícero Almeida. O “perretebista” Adeílson Bezerra aposta em mais. Tudo depende como a sigla vai capitalizar o nome que hoje considera ser sua maior estrela, ao lado do deputado estadual eleito João Beltrão.

 

Almeida sabe de sua tarefa dentro da legenda que até pouco tempo era comandada pelo ex-peemedebista Adeílson Bezerra. Sabe que transita agora em um campo político fortemente influenciado pelas decisões do senador Renan Calheiros (PMDB). Por isto, na retomada de sua carreira política trará para dentro da legenda nomes que são de sua confiança e que formarão a ala mais almeidista do PRTB.

 

Entre eles, o ex-secretário Arnóbio Cavalcante, o ex-vereador Pedro Alves, dentre outros. Nomes que estiveram em sua administração ocupando função estratégica em recente passado. Se houver espaço, Almeida pode até tentar voos maiores e disputar até uma majoritária em 2014. Mas, tudo depende muito da conjuntura. O PRTB sabe o seu tamanho. E sabe o que este tamanho representa dentro do leque de alianças no qual transita.

Estou no twitter:@lulavilar