O secretário estadual de Infraestrutura, Marco Fireman, voltou a se pronunciar sobre o alagamento do conjunto residencial Newton Pereira, em União dos Palmares.
O conjunto foi construído para abrigar as famílias que foram vítimas das enchentes de 2010. No dia de ontem, em função das chuvas que caíram em Alagoas, o residencial foi inundado. Ou seja: as famílias voltaram a ficar desalojadas, relembrando o drama vivenciado há três anos.
O governador de Alagoas Teotonio Vilela Filho (PSDB) classificou o fato como “absurdo” e cobrou a apuração de responsabilidades. O Blog do Vilar chamou atenção para um fato: o secretário Fireman já havia sido informado do risco de inundação em 2011, por um ofício de um vereador de União dos Palmares, o Manoel Feliciano (PT).
De acordo com o secretário de Infraestrutura, “técnicos da pasta e da construtora fizeram um diagnóstico sobre a causa do alagamento em algumas casas e já foram tomadas providências”.
A primeira conclusão de Fireman: “técnicos verificaram que três açudes vizinhos ao terreno transbordaram por causa do grande volume de chuvas que caiu naquela região”. E vejam só: foi verificado ainda que rede de drenagem projetada foi insuficiente para escoar a água para o riacho sem alagar parte do conjunto.
Sobre a drenagem, foi um dos pontos que Manoel Feliciano chamou a atenção.
“Na reunião com a equipe, ficou definido que as obras de reparo na rede de drenagem começam amanhã e tem o prazo de 60 dias pra terminar”, salientou Marco Fireman. O secretário disse ainda que vai acompanhar pessoalmente o início do serviço da construtora. Detalhe: segundo ele, a empresa vai se responsabilizar por todos os custos.
Fireman ainda complementa: “em nenhum momento a secretaria foi omissa neste problema. Pelo contrário, assim que soubemos do alagamento mandamos equipes e máquinas para escoar a água e fazer a limpeza do conjunto. Além disso, a apuração sobre a causa do problema começou de imediato”.
Por fim, o secretário voltou a classificar como “inadmissível” o ocorrido.
Estou no twitter: @lulavilar