Em pronunciamento nas redes sociais, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), falou sobre a inundação do conjunto Newton Pereira, na cidade de União dos Palmares.
O conjunto abriga famílias que ficaram desalojadas nas enchentes de 2010. As casas entregues fazem parte do Programa da Reconstrução, coordenado pelo vice-governador José Thomaz Nonô (Democratas).
São de responsabilidade do governo do Estado de Alagoas. No caso do conjunto residencial de União dos Palmares, a entrega foi feita em setembro de 2011.
Por conta das chuvas, as casas foram inundadas e as famílias se encontram desalojadas novamente. Conforme as reportagens publicadas pela imprensa, pessoas foram levadas para o ginásio esportivo da cidade.
Com a inundação, surgem os questionamentos em relação às obras da Reconstrução. As casas foram atingidas pelas águas do Riacho Cana Brava, que transbordou. Será que não dava para saber previamente do risco?
Há outros registros de alagamentos em outros conjuntos, como é o caso - por exemplo - da cidade de Rio Largo. Em Murici, também foram registrados problemas.
Vale salientar que problemas envolvendo a estrutura dos conjuntos residenciais também já foram apontados; foram alvo de matérias jornalísticas.
Em relação à inundação em União dos Palmares, o governador Teotonio Vilela Filho colocou: “é um absurdo que o conjunto Newton Pereira, em União dos Palmares, tenha sofrido inundação. Indignado, estou cobrando explicações e exigindo solução definitiva do problema, da construtora, da Caixa Econômica e dos órgãos de governo responsáveis, direta e indiretamente por esta situação”.
É de fato um absurdo, governador! O governo precisa apurar e responder por eventuais falhas ocorridas no Programa da Reconstrução. Que o governo do estado tenha mais explicações a dar do que simplesmente achar absurdo o que é de sua responsabilidade, ao acompanhar e zelar por todos os detalhes.
Que se apresente - como o governador diz cobrar! - explicações e solução definitiva.
Estou no twitter: @lulavilar