O deputado estadual João Henrique Caldas, o JHC (PTN) - que presidiu a Comissão de Acompanhamento das Obras da Reconstrução (a Comissão das Enchentes) - visitou várias áreas que foram inundadas na manhã de hoje, inclusive o conjunto residencial Newton Pereira, em União dos Palmares. 

Durante a visita ao município de União dos Palmares, JHC teve acesso ao ofício que a Câmara da cidade encaminhou ao governo do Estado informando dos riscos de inundação, ainda em 2011 (detalhei o assunto em post abaixo). “O mais absurdo é constatar que o governo foi avisado do perigo. O vereador Manoel Feliciano havia avisado”, salientou. 

“Foram gastos milhões no Programa da Reconstrução. O que torna ainda mais grave estes tipos de erros que resultam em pessoas desalojadas. Pessoas que sofrem por já terem perdido tudo. Absurdo é quem perdeu tudo, perder tudo novamente”, complementou João Henrique Caldas, fazendo alusão ao pronunciamento oficial do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) que classificou a inundação como absurda e pediu apuração.

De acordo com o presidente da Comissão das Enchentes, não há “conjunto que esteja 100% pronto”. “É o cúmulo do absurdo se esperar três anos por uma casa e quando se consegue, ser vítima de uma nova enchente. Agora, por um erro, omissão, negligência do governo, apostando que ‘amanhã’ passada a chuva, será assunto passado”.

Segundo Teotonio Vilela Filho, será apurado se houve falhas na construção do conjunto de União dos Palmares. Repetindo a fala de Vilela nas redes sociais: “é um absurdo que o conjunto Newton Pereira, em União dos Palmares, tenha sofrido inundação. Indignado, estou cobrando explicações e exigindo solução definitiva do problema, da construtora, da Caixa Econômica e dos órgãos de governo responsáveis, direta e indiretamente por esta situação”. 

Na noite de hoje, dia 03, o governo do Estado divulgou nota oficial sobre o assunto. Eis o release na íntegra em negrito: Após verificar a situação de conjuntos do Programa da Reconstrução que ficaram alagados com as fortes chuvas que caem no Estado, a Seinfra (Secretaria de Estado da Infraestrutura) informou nesta quarta-feira (3) que vai cobrar das prefeituras, das construtoras responsáveis e da Caixa Econômica Federal explicações contundentes sobre as causas dos alagamentos.

Por determinação do governador Teotonio Vilela, o secretário Marco Fireman pediu a apuração rigorosa dos casos de alagamento e afirmou que é preciso esclarecer as causas do problema, para que ele não volte a acontecer.

“É preciso saber se houve falta de manutenção das redes de drenagem das prefeituras ou se houve negligência na fiscalização da Caixa Econômica sobre as obras. É inadmissível que famílias que passaram por uma tragédia como a de 2010 sofram um transtorno desse tipo agora”, disse o secretário em sua conta no Twitter.

A Seinfra informou também que, ainda pela manhã, determinou a realização de ações de urgência para minimizar os efeitos do alagamento mais grave, registrado no residencial Newton Pereira, em União dos Palmares.

“Isso foi emergencial, mas queremos saber de quem foi a responsabilidade das falhas e que elas sejam corrigidas de uma vez por todas”, ressaltou Marco Fireman.

Estou no twitter: @lulavilar