O governador Teotonio Vilela Filho lançou na manhã desta terça-feira (02) um programa para reduzir os custos em todas as secretarias do governo. Uma das medidas será revisar todos os contratos referentes a serviços.

De acordo com Álvaro Machado, chefe do gabinete civil, o programa intitulado ‘Economize para Alagoas’será dividido em duas etapas.

De início, o comitê gestor do programa irá reunir todos os contratos das secretarias referentes à energia elétrica, água, vigilância patrimonial, serviços de limpeza e outros serviços essenciais ao funcionamento dos órgãos.

Para realizar o trabalho, serão nomeados servidores de todas as pastas para atuar como ‘guardiões’ do programa. Eles serão responsáveis por fiscalizar a revisão dos contratos e em um segundo momento verificar o andamento das ações de controle e como estão sendo desenvolvidas as ações para evitar o desperdício de dinheiro e de material.

“Esse projeto já foi implantado anteriormente em Alagoas em 2008 e surtiu ótimos efeitos. Ainda não temos como estimar quanto pretende ser economizado com a ação pois só teremos uma ideia desse valor após a revisão dos contratos”, disse Machado.

Os 58 servidores que serão nomeados vão ficar responsáveis por elaborar relatórios mensais do andamento do programa, além de fiscalizar todo o processo de revisão e contenção de gastos.

Além do chefe do gabinete civil, irão compor o comitê gestor membros da Controladoria Geral do Estado, Secretaria da Fazenda, Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) e da Secretaria de Gestão Pública (Segesp).

Alguns pontos do programa para reduzir custos foram importados trazidos do programa Desperdício Zero, implantado em São Paulo e que conseguiu reduzir em mais de R$ 76 milhões os custos com serviços no estado.