O senador Renan Calheiros (PMDB) acredita ter captado muito bem o sentimento das ruas pela atividade que se observa nos últimos dias no Congresso Nacional.

 

São muitas as análises, na imprensa nacional, de que o Congresso trabalhou por pressão e colocou pautas em votação para ficar sintonizado com o anseio popular. 

 

A ilustração da capa de Veja desta semana mostra muito bem isto. Pois bem,  neste terça-feira, dia 2, a expectativa é que o enxadrista Renan Calheiros coloque em pauta o projeto do passe livre para estudantes (mais propício momento impossível) e o que versa sobre a obrigatoriedade da ficha limpa para servidores públicos. 

 

Calheiros atribuiu prioridade a estas propostas. Fala ainda em “agenda positiva” no Senado Federal com foco nos manifestantes. Ora, uma forma de sair do foco das manifestações que apresentou sua aversão à classe política. 

 

Na “agenda positiva”, uma série de projetos com o trâmite acelerado. Por enquanto, no meio da estratégia, uma voz contrária. O senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) lembra que textos precisam ser analisados por comissões específicas. 

 

Fala isto em relação ao passe livre e lembra da existência da Comissão de Assuntos Econômicos. Em todo caso, Renan Calheiros demonstra habilidade de guiar o Congresso Nacional neste turbilhão de acontecimentos. Evidentemente, o peemedebista - um dos nomes postos para 2014 em Alagoas - também pensa na própria imagem.

Estou no twitter: @lulavilar